Campanha de doação de sangue promovida pela PUC-SP tem grande adesão da comunidade

Ação fez parte dos eventos de recepção de novos estudantes e foi realizada no campus Monte Alegre

por Cláudio Oliveira | 05/03/2024
Acervo ACI

A comunidade puquiana participou ativamente da Campanha de Doação de Sangue que, mais uma vez, integrou a recepção aos novos estudantes da PUC-SP. A meta estabelecida em 80 bolsas foi ultrapassada, atingindo 90 coletas.

A campanha foi realizada pela Pastoral Universitária (PU), em parceria com a Fundação Pró-Sangue, apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) e de alguns coletivos e centros acadêmicos da Universidade. A atividade aconteceu no dia 1º/3, entre 8h e 12h, no Auditório 119-A (campus Monte Alegre, prédio Novo).

Doando vida

“Falar sobre doação de sangue é falar sobre bem estar e sobre salvar vidas. Costumamos dizer que não doamos sangue, mas vida. Quando a Universidade, alguns coletivos e a pastoral universitária se juntaram para realizar essa ação, pensamos justamente na integração e na demonstração de somos uma universidade e também pregamos a questão da humanidade. Esta é segunda vez que doo sangue aqui, e a terceira da minha vida. Trabalhar na campanha é algo que alimenta minha alma, pois sabemos que estamos ajudando quem realmente precisa”, Nicole Zílio, participante da PU e aluna de Direito da PUC-SP.

Solidariedade

“Considerando a tradição da PUC-SP, que atrai alunos de vários cantos do país, e na minha opinião é o sonho de muitos estudantes e professores, fazer uma campanha como essa, na semana de recepção, é muito importante para se entender o quanto a instituição se solidariza com o próximo. Ela serve não só para ajudar pessoas, mas para mostrar a importância da PUC-SP à sociedade”, Gabriel Galdino Pivetta, aluno do curso de Fisioterapia, doador e colaborador da campanha como voluntário.

Ajuda ao próximo

“Acho muito importante que haja uma campanha como essa na recepção dos novos alunos, para mostrar a importância da prática da solidariedade e de ajuda ao próximo. Essa é a terceira vez que doo sangue. É uma experiência gratificante. Todo o processo, incluindo a triagem, demorou apenas cerca de 40 minutos”, Ruan Balbone Sanches, aluno do curso de Direito.

Doação mais viável

“Acho muito importante essa iniciativa da PUC-SP, este é um evento que já sabemos que vai acontecer a cada seis meses, para além da importância do que é doar sangue, essa ação facilita a vida das pessoas que já estão diariamente aqui na universidade, e com tantos problemas de deslocamento que enfrentamos na cidade, facilita a vida de todos e torna a doação mais viável”, Clara Anselmo Godoy Correa, aluna do 9º semestre de Direito, colaboradora voluntária, doadora e membra Comissão de Projetos do C.A. 22 de Agosto.

Importância da união

“Vivemos recentemente um período muito delicado envolvendo saúde no Brasil, que foi a pandemia de Covid 19. Essa experiência nos fez perceber a importância da união das pessoas em prol da sociedade. Justamente por isso acho de grande importância a PUC-SP abrir espaço para realizarmos uma ação como esta. O fato de ser na recepção de novos alunos, mostra a preocupação que temos com o próximo e isso fica claro assim que o novato inicia seus estudos aqui. Temos que entender que somos uma sociedade e temos que nos ajudar”, Amanda Cristo Rodrigues, aluna do curso de Direito, doadora, colaboradora voluntária, membra do Coletivo Locomoção.

Conscientização

“Achei que esta campanha de doação de sangue foi muito bem divulgada pela Universidade, já no primeiro dia que entrei aqui, vi vários panfletos. Os veteranos também mandaram link para inscrições no grupo, fiz a minha ontem, pois acho de extrema importância participar, além da faculdade estar conscientizando muitas pessoas, que muitas vezes não sabem como é a doação de sangue”, Felipe Augusto Bernardini Feliz, aluno do 1º semestre de Relações Internacionais.