Cardeal nomeia Maria Amalia Andery e Pedro Paulo Manus para gestão 2020-24

Congregação para a Educação Católica corroborou escolha

por Redação | 04/11/2020

O Grão-Chanceler Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, nomeou a profa. Maria Amalia Pie Abib Andery e o prof. Pedro Paulo Teixeira Manus como reitora e vice-reitor da PUC-SP, respectivamente, para o quadriênio 2020-2024.

A Congregação para a Educação Católica (Vaticano) confirmou a escolha dos docentes. Veja os documentos no final da notícia.

Maria Amalia e Pedro Paulo foram escolhidos para estar à frente da gestão da PUC-SP pela comunidade de professores, funcionários e estudantes, em consulta direta realizada online, em agosto. Em seguida, o resultado foi homologado pelo Conselho Universitário (Consun). A indicação dos professores foi envida pelo Cardeal à Congregação para a Educação Católica (Vaticano), que ratificou a escolha. O novo Estatuto da PUC-SP foi cumprido na íntegra, durante todo o processo.

A posse da profa. Amalia e do prof. Pedro Paulo deve ocorrer em cerimônia na Mitra, no final do mês de novembro. A Universidade pretende, também, realizar uma celebração com toda a comunidade, na PUC-SP, assim que forem permitidos grandes eventos presenciais.

Veja como ambos receberam a notícia da nomeação:

Maria Amalia Pie Abib Andery – reitora

“Receber a notícia da nomeação para mais um mandato à frente da Reitoria é realmente algo muito especial. Minha alegria é múltipla. Primero porque representa o reconhecimento e a confiança do Cardeal Odilo Pedro Scherer em nosso trabalho pela PUC-SP. Segundo porque representa o resultado do processo de consulta à comunidade que, por sua vez, significa a avaliação positiva do trabalho que essa equipe maravilhosa de Reitoria fez nos últimos quatro anos. A aprovação dos nossos nomes significa ainda que poderemos continuar crescendo em busca da qualidade acadêmica, da inserção e do impacto social, compromissos que a Universidade pode e deve ter para construir uma sociedade mais justa e menos desigual. É uma emoção única e quero dizer à comunidade universitária que a Reitoria fará o seu melhor. Serão anos desafiadores, mas de muito sucesso, porque a PUC-SP merece”.

Pedro Paulo Teixeira Manus – vice-reitor

“Quero dizer a todos os professores, funcionários e estudantes que nós reafirmamos os nossos compromissos assumidos na campanha. Pretendo, como vice-reitor, auxiliar efetivamente a professora Maria Amalia nas questões internas e externas da Instituição, em relação à qualidade do ensino, à qualidade do trabalho e às questões funcionais de todos nós. No relacionamento da PUC-SP com a sociedade, especialmente com outras universidades nacionais e estrangeiras, seguiremos ampliando nossos horizontes. Vamos unir todos os esforços para incrementar a pesquisa científica, aspecto importantíssimo e no qual muito já se avançou. Ainda temos que avançar mais, no entanto, em relação ao aprofundamento da pesquisa e das publicações científicas, que juntamente com o trabalho acadêmico na sala de aula completam a atividade docente. Tudo isso é fundamental para o ensino universitário brasileiro e é o que tem feito a PUC-SP se destacar no cenário nacional e internacional. Conto com o apoio de todos vocês”.

Acesse abaixo o vídeo de agradecimento gravado pela profa. Maria Amalia e pelo prof. Pedro Paulo à comunidade e à nomeação por Dom Odilo. Clique aqui para ler notícia do jornal O São Paulo, sobre a decisão.

Clique nos links abaixo para acessar os atos de nomeação realizados pelo Cardeal, no dia 26/11, quando foi realizada a posse na sede da Cúria Metropolitana:

- 01/2020 - Aprova e Nomeia a Pró-Reitora de Graduação da PUC-SP.

- 02/2020 - Aprova e Nomeia o Pró-Reitor de Pós-Graduação da PUC-SP.

- 03/2020 - Aprova e Nomeia a Pró-Reitora de Educação Continuada da PUC-SP.

- 04/2020 - Aprova e Nomeia a Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação Acadêmicos da PUC-SP.

- 05/2020 - Aprova e Nomeia o Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP.