Cornelia Lund (Alemanha): curso para alunos da Graduação

Atividade exclusiva para estudantes da PUC-SP de Comunicação e Multimeios, Artes do Corpo e Crítica e Curadoria

por Redação | 04/11/2020

Entre 9 e 12/11, das 9 às 12h, será oferecido exclusivamente para estudantes dos cursos de Comunicação e Multimeios, Artes do Corpo e Crítica e Curadoria o curso Uma abordagem decolonial da curadoria, das artes, do audiovisual e do design. As aulas serão ministradas em inglês, pela professora Cornelia Lund (Alemanha). A atividade integra o programa PIPRINT, de fomento à internacionalização na Graduação.

Interessados devem enviar para marcusbastos@pucsp.br uma carta de interesse escrita em inglês (de 1 a 2 páginas), justificando os motivos pelos quais gostaria de fazer o curso. Caso o número de inscritos seja maior que 25, estas cartas serão usadas para selecionar os participantes.

A oficina acontecerá em quatro encontros. Num primeiro momento, a professora vai discutir as diferentes abordagens decoloniais, explicando a origem deste recorte, esclarecendo quais suas principais vertentes, e abordando as semelhanças e diferenças entre os principais autores. Também serão apresentado exemplos de exposições relevantes para entender o universo decolonial, como a documenta 14, Digital Imaginaries — Africas in Production (ZKM Karlsruhe 2018/19) ou Descolonizando Brasil (SESC Sorocaba 2018/19) e obras de artistas como Yinka Shonibare, Grada Kilomba, Emeka Ogboh ou o grupo internacional Decolonising Design, além de filmes como Pumzi (Wanuri Kahui, 2009), 100% Dakar (Sandra Krampelhuber, 2014) e Off Frame aka Revolution until Victory (Reem Shilleh e Mohanad Yaqubi, 2016). A convidada também vai explorar sua experiência como curadora de Connecting Afro Futures. Fashion Hair x Design, projeto desenvolvido em parceria com o Goethe-Zentrum Kampala e Wakh’Art em Dakar, que resultou em exposição no Kunstgewerbemuseum de Berlin. Num segundo momento, será estimulado o desenvolvimento de projetos dos alunos. Espera-se que os participantes formulem propostas de curadoria, experimentos com som ou vídeo, ensaios gráficos e fotográficos, ensaios críticos sobre obras de arte ou performances, entre outros, e conforme a área de atuação do estudante. Também são desejáveis trabalhos desenvolvidos em parceria, em que, por exemplo, um aluno de Multimeios e um aluno de Artes do Corpo propõe uma colaboração que estabeleça um diálogo entre as linguagens do vídeo e do corpo.

Cornelia Lund é uma curadora de arte e cinema, e teórica da mídia que vive em Berlim. Desde 2004, ela é co-diretora do fluctuating images, uma plataforma para mídia e design com foca na produção artística audiovisual. Ela foi pesquisadora visitante em um projeto de pesquisa do DFG sobre documentário na Alemanha, na Universidade de Hamburgo. Por muitos anos, ela ensina teoria do design em várias universidades, como a  Universidade de Ciências Aplicadas em VorarlbergUniversidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, e a Universidade das Artes de Bremen. Em 2018 e 2019 ela foi curadora do projeto Connecting Afro Futures. Fashion - Hair - Design no Kunstgewerbemuseum de Berlim. Atualmente ela é professora assistente no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Ela é membro da rede Besides the Screen. De 2014 a 2018 ela foi membro do DokArt Hamburgo. Cornelia Lund é co-editora, junto com Holger Lund, dos livros Audio.Visual – On Visual Music and Related Media (Arnoldsche, 2009) e Design der Zukunft (AV Edition, 2014). Ela também é co-editora de The Audiovisual Breakthrough (2015) e das plataformas online Post-digital Culture (2015-atual) e lundaudiovisualwritings (2017). Seu trabalho como curadora inclui numerosas mostras e exposições (e.g. Mapping Festival de GenevaAcademia das Artes de BerlimIndex Festival de Nova IorqueHamburger Architektursommer).