"Cineclubismo à Distância": lançamento da Educ

Obra organizada pelo coordenador do curso de Comunicação e Multimeios, prof. Marcus Bastos, em parceria com o ex-aluno Rodrigo Gontijo

por Redação | 10/03/2023

Dia 13/3, às 19h, será lançado o livro Cineclubismo à Distância (Educ), organizado pelo prof. Marcus Bastos (foto), em parceria com Rodrigo Gontijo. O evento acontece na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915).

Bastos é coordenador da graduação de Comunicação e Multimeios da PUC-SP, curso no qual Gontijo se formou – atualmente, ele é docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A obra é fruto de uma parceria realizada pelos cursos da PUC-SP e da UEM, durante a pandemia da Covid-19. O trabalho conjunto envolveu docentes e estudantes de ambas as instituições e durou três semestres, entre 2020 e 2021.

Com a impossibilidade de realizar o Cine UEM presencial, como era antes da pandemia na universidade de Maringá, surgiu a ideia de seguir com o projeto online, o que possibilitou a parceria com a PUC-SP. Desta forma, estudantes de ambas as instituições assistiam a filmes pré-determinados e participavam de uma live com o diretor da produção e um docente de cada universidade.

Cineclubismo à Distância  inclui transcrições das lives realizadas por meio da parceria com a UEM e uma série de artigos críticos escritos pelos pesquisadores convidados para participar do projeto.

“Foi uma experiência muito rica, tanto pela interlocução com outra universidade quanto pelo fato de permitir fazer um trabalho mais orgânico, que envolve debate de ideias. Também foi muito mobilizadora, envolveu totalmente os alunos num momento importante e conseguiu dar um certo respiro naquela densidade que a pandemia trazia”, afirma o prof. Marcus Bastos.

Cerca de 70 alunos de ambas as instituições participavam de cada live. “A realidade que se impôs com a Covid-19 foi muito difícil, mas também desafiadora, e colocar o projeto para funcionar online foi uma forma de lidar com isso. Nós estamos agora em tratativas para ter um cineclube presencial da PUC-SP”, revela Bastos.

Clique aqui para saber mais sobre o livro.