Cobertura esportiva e estereótipo de gêneros: debate

Atividade do curso de Jornalismo, no Museu do Futebol

por Thaís Polato | 20/03/2023

Primeiras semanas de aula e os novos estudantes da graduação em Jornalismo já estão a todo vapor, aprendendo dentro e fora da sala de aula. Mais especificamente, no Museu do Futebol, onde a turma do matutino participou, no último dia 14/3, de uma visita monitorada, acompanhada dos profs. Anna Flávia Feldmann, Fabio Cypriano e Angela di Sessa.

No próximo dia 22/3, às 10h30, os alunos voltam a ter uma atividade no local, desta vez com a oficina Cobertura esportiva livre de estereótipos de gênero, com a jornalista Olga Bagatini.

Primeiras impressões e expectativas com a PUC-SP

"Acabei de entrar na faculdade. Ter logo de cara essa experiência prática do trabalho jornalístico foi muito rico. Recomendo a visita principalmente por abranger, ao longo do tempo, futebol dentro da política, dos preconceitos e do mundo", afirma a estudante Giuliana Barrios Zanin. Ela considera que a atividade extra muros da Universidade está de acordo com as expectitativas que tinha em relação ao curso de graduação da PUC-SP.

"Minhas expectativas aqui estão muito atreladas ao repertório universitário da PUC-SP, de poder mesclar diferentes áreas do conhecimento, e de também poder aproveitar todas as oportunidades que o espaço oferece (que são bastantes), tanto com os cursos, quanto com os professores. Acredito que entrei na faculdade para poder estar em contato com diferentes experiências e pelo histórico acadêmico e social da PUC-SP. Espero poder ajudar a contar as histórias das pessoas por meio do jornalismo e, dessa forma, conseguir ampliar as visões de mundo e poder estimular tanto o senso crítico quanto o diálogo social", afirma Giuliana.

Relevância para a sociedade

Nina Januzzi da Gloria, colega de classe de Giuliana, já havia ido ao Museu do Futebol, há alguns anos, mas sem a orientação de um guia e percebeu agora que não havia captado toda a essência do espaço. "Indo com minha turma de Jornalismo, e sendo guiada durante a visita. pude perceber tanto a visão do museu sobre o futebol na história do Brasil, quanto a importância do jornalismo e da imprensa na história do esporte. Essa atividade me fez perceber a relevância do meu curso para a sociedade", afirma.

"Confesso que já neste começo de primeiro semestre me surpreendi muito positivamente com a PUC-SP, me identifiquei com a maioria das matérias e também com meus colegas e com a faculdade. Espero poder ampliar meus horizontes e aperfeiçoar minhas habilidades de escrita, comunicação, evoluir como pessoa e futura profissional", ressalta Nina.

♦ Fotos cedidas pelas estudantes Giuliana e Nina