Consun aprecia retorno a atividades presenciais

Aulas regulares presenciais só serão retomadas em 2022, mas a partir de meados de setembro deste ano serão realizadas atividades presenciais especiais

por Redação | 25/08/2021

A primeira reunião do segundo semestre, do Conselho Universitário (Consun), foi realizada na manhã desta quarta-feira (25/8), de maneira remota. Na ocasião, tomaram posse os novos conselheiros, entre os quais, a nova Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC), profa. Mônica de Melo. “No primeiro Consun depois da PUC-SP completar seus 75 anos, em 22 de agosto, quero reafirmar a importância deste órgão colegiado em ajudar e guiar a Universidade para que a Instituição tenha sucesso e possa cumprir suas responsabilidades educacionais e sociais”, afirmou a reitora Maria Amalia Andery.

A pauta da reunião foi dividida em duas partes, a primeira delas tratou dos assuntos ordinários do órgão colegiado e a segunda do tema da retomada cuidadosa e segura de atividades presenciais nos campi da PUC-SP, em todos os cursos de graduação e especialização, e nos programas de pós-graduação.

Na primeira etapa foi realizada a homologação do resultado do concurso para obtenção do título de Livre-Docente do prof. Julio Cesar Gali (Depto. de Cirurgia - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde). Também foi aprovado o regulamento dos Comitês de Ética em Pesquisa da PUC-SP.

A segunda etapa tratou do Plano de Retomada de atividades presenciais.

Além dos conselheiros do Consun, participaram da segunda etapa da reunião outros integrantes da comunidade como coordenadores de cursos de graduação e de programas de pós-graduação.

A reitora afirmou que a Universidade retomará atividades presenciais de caráter especial, de graduação, pós-graduação e educação continuada, em todos os campi da PUC-SP e também na unidade da Vila Mariana.

“As aulas regulares presenciais só serão retomadas no início de 2022. O que haverá a partir de meados de setembro serão atividades especiais que darão a oportunidade aos estudantes de vivenciarem em certos momentos a vida universitária em nossos campi, com ênfase especial aos alunos de primeiro e último ano”, esclareceu a reitora.

A equipe gestora apresentou no Consun o Plano de Retomada das Atividades e agora aguarda sugestões das coordenações das atividades sobre o que pretendem realizar a partir dos parâmetros e da logística oferecidos pela Reitoria. A recomendação é que sejam atividades especiais e que procurem abordar temas transversais ao curso e ao semestre letivo. Os estudantes serão incentivados a participar presencialmente, mas ninguém será obrigado, podendo optar por acompanhar essas atividades remotamente e de maneira síncrona, nos dias em que elas ocorrerem. “Para que tudo seja realizado com segurança sanitária, todos os campi e a unidade da Vila Mariana estão sendo totalmente estruturadas”, ressaltou a profa. Maria Amalia.

O retorno gradual às atividades presenciais já está ocorrendo em relação aos setores administrativos da PUC-SP, bem como atividades acadêmicas práticas de cursos da área da saúde ocorrem presencialmente. Ambas respeitando todos os protocolos de segurança sanitária. Vale lembrar que, desde 2020, a Fundação São Paulo (Fundasp) e a Reitoria contam com o apoio da Consultoria do Hospital Sírio-Libanês para esse fim.