Luto: Profa. Emérita Suzana Medeiros

Graduada (1946) e doutorada em Serviço Social (1975) pela PUC-SP, a docente foi uma das responsáveis pela criação do Programa de Pós em Serviço Social, em 1971

por Redação | 25/08/2021

A Faculdade e o Programa de Pós em Serviço Social da PUC-SP comunicam com pesar o falecimento da professora emérita Suzana Aparecida da Rocha Medeiros.

Graduada (1946) e doutora em Serviço Social (1975) pela PUC-SP, a profa. Suzana foi uma das responsáveis pela criação do Programa de Pos em Serviço Social, em 1971. Ela também criou o Programa de Pós de Gerontologia Social e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (Nepe).

Suzana fez parte do quadro de docentes da PUC-SP de maio de 1985 até dezembro de 2011. Foi titular do quadro de carreiras e pertencia ao Depto. de Fundamentos do Serviço Social.

Na segunda-feira (23/8), a professora foi uma das homenageadas durante o evento que deu início as comemorações dos 50 anos do Pós em Serviço Social. Confira a homenagem (no tempo 1:02:50) no vídeo do evento:

Notas de Pesar:

"É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Prof. Dra. Suzana da Rocha Medeiros, que chegou à Escola de Serviço Social da Rua Sabará, na época agregada à PUCSP, em 1964, em tempos duros do começo da ditadura militar. Contava sempre que faziam reuniões, por causa da ditadura, com as janelas fechadas, mas os portões da escola sempre ficavam abertos. À época da incorporação da Escola pela Universidade, como diretora, incentivou a expansão do curso e a formação de novos e jovens docentes. Em 1971 a Pós-Graduação em Serviço Social iniciou suas atividades acadêmicas na PUC – SP, e foi credenciada pelo MEC, em 1972, com indicação da Profa. Dra. Suzana Aparecida da Rocha Medeiros para coordenar o Programa.
Suzana, juntamente com Dra. Nadir Gouvêa Kfouri, foi pioneira na produção de diversos eventos no interior da profissão, responsáveis pela difusão e qualificação desta área no âmbito acadêmico nacional e internacional.
Em 1997, Suzana entendeu que o envelhecimento deveria ser objeto de estudo de forma própria e foi responsável pela implantação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia na PUC-SP.
A ela, a memória, o respeito, o carinho e a saudade do Curso de Serviço Social." - Curso de Serviço Social

"É com muita tristeza que o Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC-SP comunica o falecimento da querida Professora Susana Medeiros, que em outubro completaria 96 anos. Nosso agradecimento por ter sido sua primeira coordenadora e nosso profundo reconhecimento por uma vida dedicada ao Serviço Social e à formação profissional. Socializamos a femenagam realizada para nossa querida Suzana na segunda feira passada, 23.08.2021, por ocasião da comemoração dos 50 anos do Programa." - Programa de Pós Graduação em Serviço Social

"A Profa. Suzana Medeiros foi um dos pilares dos cursos de Graduação e Pós-Graduação de Serviço Social. Formou muitas e muitos assistentes sociais, no decorrer dos  mais de 50 anos que passou na PUC-SP. Fui aluna de graduação e fui sua orientanda no curso de  doutorado. Suzana era uma pessoa muito querida, acolhedora, solidária, alegre, uma simpática “contadora de casos”. Deixou marcas indeléveis não só como docente, mas como amiga de muitos de nós, da minha geração. Suzana partiu hoje, nos deixou um grande legado acadêmico, mas também laços de amizade que se perpetuarão para sempre. Adeus querida professora e amiga! Descanse em paz!" - Mariangela Belfiore Wanderley (professora do Programa de Pós em Serviço Social e chefe de Gabinete da Reitoria)

"Nós, professores e funcionários da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, lamentamos, com profundo pesar, o falecimento da Profa. Dra. Suzana Aparecida Rocha Medeiros, Professora Emérita da PUC-SP, Coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia da PUC/SP (1997-2005), coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento-NEPE/PUC/SP, que nos presenteou com sua convivência, competência e imprescindível contribuição ao desenvolvimento da Gerontologia Social no Brasil." - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde