Consun aprova criação de novo Programa de Pós-Gradução em Biomateriais e Medicina Regenerativa

Programa está ligado à Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde e funcionará no campus Sorocaba

por Redação | 27/06/2019

O Conselho Universitário (Consun) aprovou nesta quarta-feira (26/6) a criação do Programa de Estudos Pós-Graduados e o curso de Mestrado Acadêmico em Biomateriais e Medicina Regenerativa. Ligado à Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), o Programa funcionará no campus Sorocaba e usará também as dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba, onde a Universidade já tem um Laboratório de Biomateriais (clique aqui para saber mais).

“A pós-graduação stricto sensu da PUC-SP amplia sua diversidade ao investirmos na grande área das Ciências da vida e da Saúde”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Márcio Alves da Fonseca. O docente também ressaltou a importância para o país de projetos nesta área. “O novo Programa está apoiado em uma intensa atividade de pesquisa na área de biomateriais, já consolidada na PUC-SP. Possuímos a experiência que a área requer para colaborar com o desenvolvimento do campo da medicina regenerativa no Brasil”, afirma o pró-reitor.

O diretor da FCMS, prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto, lembrou que a criação do programa acontece em um momento acadêmico muito bom para a Universidade e para o curso de Medicina. “Nossa graduação em Medicina acaba de receber a nota máxima do MEC e a criação deste curso de pós-graduação valorizará ainda mais a formação que oferecemos na área”, afirmou. O docente ressaltou ainda que, apesar de estar alocado mais especificamente na Medicina, o novo Programa tem caráter interdisciplinar e colocará pesquisadores, docentes e profissionais de outras áreas, como a biologia e a enfermagem, trabalhando na mesma direção. Nesta mesma perspectiva, o prof. Daniel Gatti, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, afirmou que o curso de Engenharia Biomédica, oferecido no campus Consolação, também poderá realizar parcerias com o novo Programa.

Segundo o vice-reitor Fernando Almeida, o novo mestrado começará oferecendo 10 vagas, para as quais poderão se inscrever não apenas estudantes de Medicina, mas também de outras áreas.

Carreira Docente

Na mesma reunião, o Consun homologou cinco promoções na carreira docente, na categoria de Professor Associado, para vagas aprovadas a departamentos das Faculdades de Ciências Sociais, Direito e Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, finalizando assim um processo que envolveu mais de 80 professores, que ingressaram ou foram promovidos na carreira docente da Universidade entre 2018 e 2019. A mobilidade na carreira docente estava estagnada há cerca de 14 anos na Universidade.

A Avaliação Contínua de Docentes (biênio 2016/2017) também foi tema deste último Consun do semestre. O Conselho Universitário, em reunião anterior, havia definido que as Faculdades apresentariam ao órgão colegiado o encaminhamento a ser dado por cada unidade às situações dos docentes que não cumpriram com os requisitos da avaliação. Em linhas gerais, os diretores afirmaram que os docentes serão convocados pelos respectivos departamentos e pelas direções para um diálogo sobre os motivos que os levaram a ter a avaliação abaixo das expectativas e, em seguida, deverão apresentar seu plano de trabalho, tendo de cumpri-lo ainda em 2019 e até meados de 2020, quando se iniciará um novo ciclo avaliativo.