Doutorando em Ciência da Religião recebe bolsa sanduíche para estudar na Inglaterra

Leonardo Stockler já foi para a Índia aprofundar sua pesquisa sobre a religião indiana jainismo, fundada na época de Buda

por Renata Nascimento | 02/12/2024

Leonardo Stockler, doutorando em Ciência da Religião e membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (Ceral), recebeu uma Bolsa Doutorado-Sanduíche (PSDE) oferecida pela CAPES. Leonardo ficará 6 meses desenvolvendo uma pesquisa de campo com a comunidade jaina estabelecida em Birmingham, na Inglaterra. O estudante explica que a viagem tem como objetivo dar continuidade na pesquisa que havia iniciado em Puna, na Índia, em 2023.

“Como há uma grande diáspora indiana na direção do Ocidente, e muitos jainas se estabeleceram no Reino Unido (mais ou menos 20.000), não é errado dizer que eles, enquanto grupo religioso minoritário, também participam dessa diáspora. O problema é que os monges, devido aos seus votos de renúncia que os impedem de usar veículos de transporte, não podem se deslocar até um país tão distante. Deste modo, a comunidade jaina local não dispõe daqueles que são os representantes máximos de sua própria religião. Pra sanar essa ausência, eles tiveram de inventar outros mecanismos para preservar a identidade e a coesão da sua comunidade que vive no exterior. Então meu objetivo aqui gira em torno da compreensão destes mecanismos, instituições e associações criados pelos jainas.”

Segundo Leonardo, a pesquisa acontece através de uma parceria com o Departamento de Filosofia e Teologia do Instituto Europeu de Pesquisa da Universidade de Birmingham. “Ali estou sob a orientação da Dra. Marie-Hélène Gorisse, que é uma filósofa especializada nas tradições do oriente, sobretudo o jainismo, e que ocupa a cátedra de Jain Studies, criada há poucos anos. A criação destas cátedras tanto na Europa, como por exemplo aqui e na Bélgica, ou nos Estados Unidos, na Geórgia ou na Califórnia, são realizações exemplares desta parceria entre instituições de ensino e a própria comunidade jaina, que tem interesse e disposição para doar os valores necessários para tais empreendimentos. Aqui terei a chance de escrever dois artigos (tanto em português quanto em inglês) a respeito de alguns aspectos interessantes da tradição jaina, sua pedagogia e sua disciplina corporal, tanto como também dar início à tradução de uma escritura jaina para o português – algo que também nunca foi feito. Também conto com a bela oportunidade de expor para os professores e pesquisadores daqui o meu trabalho, e dar algumas aulas especiais e palestras no programa da pós-graduação – como assim o farei em breve na Universidade de Turim, na Itália.”

A experiência de Leonardo

O aluno reitera que são duas experiências marcantes: a de integrar uma instituição de ensino tão renomada e com uma estrutura e equipamentos tão desenvolvidos; e a outra é de morar no Reino Unido.

“Na fase anterior desta pesquisa eu estava morando na Índia, e fiquei lá durante 11 meses. Mas as experiências são radicalmente diferentes. Ali eu estava imerso num contexto muito mais religioso, num ritmo de trabalho e pesquisa bem mais intensos, de acordo com as demandas da própria instituição que me acolheu ali. Aqui, não só o clima e o ambiente urbano são muito diferentes, como estou desfrutando de uma liberdade acadêmica maior, podendo desenvolver meus próprios projetos, e contando com toda assistência e ajuda possível de meus colegas pesquisadores daqui.”

Ele também afirma que a PUC-SP possui um papel importante em sua trajetória acadêmica. “Se não fosse a PUC-SP eu simplesmente não teria uma trajetória acadêmica. Provavelmente a essa altura estaria fazendo outra coisa da vida, sem jamais poder desfrutar de uma satisfação tão grande quanto aquela que encontrei no meio dessa aventura intelectual”, conclui.

Clique aqui e confira a experiência de Leonardo na Índia.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.