Economia promove exposição sobre a presença feminina no mercado financeiro
“Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa” ficará em cartaz de 1º/10 a 4/11
O curso de Economia da PUC-SP promove a exposição Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa. Atividade acontece do dia 1º/10 a 4/11, no hall da biblioteca do campus Monte Alegre.
O tema da mostra refere-se a Eufrásia Teixeira Leite, mulher brasileira que foi pioneira nos investimentos, no século 19. Segundo os organizadores, esta é a abertura da primeira itinerância do MUB3 (Museu da Bolsa do Brasil), organizada em parceria com a PUC-SP (Pós em Economia Política e a Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais).
A mostra, além de falar da vida de Eufrásia, contempla outras mulheres pioneiras que se tornaram investidoras como as irmãs Brontë, Victoria Woodhull, Tennessee Clafin, Hetty Green e Madame C. J. Walker. A exposição apresentará ainda uma linha do tempo com importantes marcos relacionados as mulheres.
Na abertura do evento, haverá a mesa-redonda A presença feminina no mercado financeiro, com as profas. Ana Hutz e Cristina Helena Pinto de Mello (ambas da FEA PUC-SP), Bruna de Caro (Superintendente de Marca, Marketing e Patrocínios da B3) e Louise Barsi (investidora profissional). O debate acontecerá no Auditório Paulo VI, das 18 às 21h.
“Temos uma baixa presença de mulheres nos cursos de Economia e estamos fazendo essa exposição para estimular e mostrar que Eufrásia Teixeira Leite, em 1890, operava uma cesta de nove moedas no mercado com 15 países, entre outros feitos grandiosos. É um lugar que as mulheres precisam ocupar. Essa exposição é muito importante que fala de mulheres investidoras, e a ideia é fortalecer a presença feminina nos investimentos financeiros, mas pra isso, as mulheres precisam aprender economia”, afirma a profa. Cristina Helena Pinto de Mello (FEA).
A docente também afirma que o curso de Economia da PUC-SP oferece todas as ferramentas necessárias para os alunos saírem da Universidade com capacidade de atuar em ações e intervenções que levem ao desenvolvimento econômico sustentável. “Somos uma Universidade que trabalha valores éticos, morais, humanistas, estamos alinhados com as Diretrizes de Desenvolvimento Sustentável. O curso de Economia é plural, buscamos levar aos alunos o contato com várias formas de pensar a economia. Temos um percurso formativo que oferece contato com os principais autores de obras originais. O curso também dá ênfase na economia política, então podemos olhar a economia como um processo natural. Além disso, olhamos também o papel que cada ator social tem na economia. Então, o aluno pode esperar uma formação plural e competente”, afirma.
O coordenador de Economia da PUC-SP, prof. Flavio Saraiva, afirma que o curso valoriza bastante as questões de gênero e raça. “Esses temas têm feito parte dos nossos ciclos de debate em Economia e também são objeto de pesquisa de nossos professores e estudantes”.
Ele também reitera que o curso proporciona uma formação ampla com várias visões sobre a Economia, sólida formação acadêmica e técnica, pesquisas docentes e discentes, além de atividades de pesquisa e monitoria que são importantes para formação dos estudantes.
“As atividades desenvolvidas no âmbito do curso incluem ainda o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, a apresentação dos resultados dessas pesquisas de iniciação científica, a tradicional Semana de Economia, aulas magnas no início do semestre. Além disso nosso(a)s aluno(a)s estabelecem grandes redes de relacionamento profissional e pessoal através da PUC Júnior, da PUC Angels, da PUC Finance e do próprio trabalho de acolhimento do Centro Acadêmico Leão XIII.
Em resumo nosso curso oferece tanto uma formação técnica quanto uma visão crítica da Economia, a partir da pluraridade de visões e interpretações econômicas proporcionada para os estudantes. Estudos profundos sobre a Economia Brasileira também são nossa marca.
Os Grupos de Pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação são muito ativos e totalmente abertos a participação dos estudantes de graduação. Procuramos manter contato e realizar eventos com ex alunos que são destaques profissionais, tais como o próximo presidente do Banco Central que é nosso ex-aluno.
Nós também temos desenvolvido um trabalho amplo de articulação de conteúdos entre diferentes disciplinas do curso e as novas atividades extensionistas que fazem parte de nossa matriz curricular”, afirma.
O docente também comenta que os alunos de Economia da PUC-SP podem esperar uma sólida e atualizada formação, capacidade analítica, grandes possibilidades para a realização de estágios, reconhecimento acadêmico e profissional diferenciados. Proximidade com os professores(a)s. Inúmeras possibilidades de atuação profissional e mesmo de carreira acadêmica, uma vez que a PUC-SP possui um Programa de Mestrado. Uma excelente formação, a convivência de um excepcional ambiente universitário, um campus com efervescência acadêmica, várias atividades acadêmicas e culturais que vão muito além da sala de aula.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Economia.



