Liga de Ginecologia e Obstetrícia da FCMS promove ações sociais em hospitais e escolas

por Redação | 24/09/2024

A Liga de Ginecologia e Obstetrícia de Sorocaba (LGOS) da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP dedica-se ativamente à promoção da saúde da mulher por meio de ações sociais em hospitais e escolas. Neste semestre, o foco principal é o Hospital Santa Lucinda (HSL), onde os estudantes, por meio de conversas e materiais informativos, abordam temas como tipos de parto, puerpério e contracepção com as pacientes. Em setembro, em alusão ao Mês de Conscientização sobre a Contracepção, a Liga também realiza palestras sobre o tema em escolas públicas, como parte de um projeto anual.

De acordo com Marina Haddad Souen, atual presidente da Liga, "neste segundo semestre, temos nos empenhado bastante na realização de ações sociais, principalmente com as pacientes do Hospital Santa Lucinda. Selecionamos temas que consideramos mais relevantes para compartilhar informações com as pacientes, como, por exemplo, parto cesárea ou parto normal (ação denominada 'Vias de Parto') e puerpério e contracepção. Após a escolha dos temas, elaboramos panfletos informativos e nos organizamos para ir ao hospital conversar com as pacientes, esclarecendo dúvidas e discutindo os assuntos com elas. Os resultados foram extremamente positivos, com as pacientes sempre nos agradecendo e tirando muitas dúvidas, o que reforça a importância dessa troca e vínculo com elas", explica Marina.

Essas atividades da Liga contribuem para o bem-estar das pacientes e, paralelamente, para a formação acadêmica e pessoal dos alunos de Medicina.

"Como setembro é o Mês de Conscientização sobre a Contracepção, também realizamos outro projeto social, no qual visitamos escolas para falar sobre o tema", conta a presidente da Liga de Ginecologia e Obstetrícia. "No ano passado, fomos à Escola Estadual Dr. Arthur Cyrillo Freire e, neste ano, retornamos à escola, assim como na outra, a Escola Beathris Caixeiro Del Cistia", completa Marina.

Retrospectiva

8/8 - Ação: Vias de Parto, no HSL

Com o objetivo de conscientizar as gestantes sobre as diferentes vias de parto e seus direitos na escolha entre cesárea ou parto normal, a LGOS promoveu a ação 'Vias de Parto' no HSL. A iniciativa para esta ação foi a alta incidência de cesáreas sem indicações absolutas e inúmeras evidências científicas que destacam as vantagens do parto normal.

27/8 - Ação: Puerpério, no HSL

Novamente no HSL, a LGOS atuou com foco no puerpério, com o objetivo de oferecer suporte e orientação às mães sobre os desafios e cuidados no pós-parto. Segundo as participantes da Liga, as puérperas demonstraram muita gratidão pelo apoio e pelas informações compartilhadas.

10/9 - Ação: Contracepção, HSL

Setembro é o mês que reforça a conscientização sobre a contracepção. Dessa forma, a LGOS iniciou as ações nesse sentido pelo HSL, conversando com as puérperas, orientando-as sobre as opções contraceptivas pós-parto e auxiliando-as na escolha do método mais adequado para suas realidades e planos futuros.

10/9 - Ação: Contracepção, E.E. Dr. Arthur Cyrillo Freire

Retornando à Escola Estadual Dr. Arthur Cyrillo Freire, onde estiveram presentes no ano passado, as integrantes da LGOS voltaram no último dia 10 para conversar com os alunos sobre temas relacionados à saúde reprodutiva. Antes, porém, dois docentes da FCMS, a coordenadora da Liga, professora doutora Carla Carvalho, e o professor doutor Ivan Fernandes Filho, fizeram a introdução sobre o assunto, enfatizando a importância de conhecer o próprio corpo e abordando cuidados com a higiene íntima.

Posteriormente, os membros da LGOS tiveram a oportunidade de apresentar os métodos contraceptivos aos alunos, destacando seus benefícios, além de falar sobre a importância da vacinação contra o HPV.

Após as apresentações, os alunos puderam tirar dúvidas sobre os temas. No encerramento, foi a vez de os membros da LGOS fazerem perguntas aos estudantes, e quem acertasse a resposta ganhava um brinde.

17/9 - Ação: Contracepção, E.E. Professora Beathris Caixeiro Del Cistia

A última atividade foi realizada no dia 18, quando a LGOS esteve na Escola Estadual Professora Beathris Caixeiro Del Cistia e, sob a coordenação da professora Carla Carvalho e do professor Ivan Fernandes Filho, apresentou aos alunos temas como anatomia do sistema reprodutivo, higiene íntima, métodos contraceptivos e a importância da vacinação contra o HPV.

Após as apresentações, novamente houve espaço dedicado às interações, incluindo um quiz sobre o conteúdo da palestra e um sorteio de brindes, oferecidos pela Libbs Farmacêutica..