Enfermagem da PUC-SP recebe prêmio internacional de inovação universitária

por Redação | 12/12/2023

O curso de Enfermagem da PUC-SP, desenvolvido no campus Sorocaba, recebeu o prêmio Marca&Segib III Convocatória - Innovación Universitaria en contribución a la Vinculación y Extensión, conferido pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), do Setor Educacional do Mercosul. O comunicado oficial foi feito em ofício assinado por Leticia Ramírez Pintos, titular da Unidade de Gestão do programa.

Somente cursos acreditados pelo Sistema de Acreditação Regional do Mercosur (ARCU-SUR) podem participar dessas convocatórias. No Brasil, o sistema é administrado pela Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior (Conaes) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na Argentina, a atribuição está a cargo da Secretaria de Políticas Universitárias; no Uruguai, da Universidad de la República; e no Paraguai, da Direção-Geral de Educação Superior. A Enfermagem da PUC-SP participou desse processo em 2013.

Também foram contemplados nesta convocatória outros cinco cursos: Universidad Técnica Privada de Cosmos e Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (Bolívia); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil); Universidad de Santander (Colômbia) e Universidad de la República (Uruguai). Conjuntamente, elas desenvolverão ações que visam compartilhar internacionalmente conhecimentos e habilidades de alunos e docentes das instituições acreditadas, de forma que fomentem a inovação, promoção de melhores práticas para a promoção da saúde e qualidade de vida.

A coordenação dessas atividades é da professora-doutora Cristiane Rodrigues Rocha, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO). Segundo a professora-doutora Dirce Tacahashi, coordenadora do curso de Enfermagem da PUC-SP, no próximo dia 13, uma reunião conjunta definirá o cronograma dessas ações para 2024.

Segundo ela, existe a possibilidade de aproveitar os projetos de extensão previstos para 2024. “Porém, antes de divulgá-los, será necessário alinhar com as universidades parceiras e com as docentes do curso de Enfermagem”, conta a professora Dirce.

“Desde 2014, o curso de Enfermagem participa da Convocatória de Mobilidade Regional de Cursos Acreditados (Marca) e, desta forma, enviamos alunos para cursar, durante um semestre, as aulas em uma universidade participante, bem como recebemos alunos dessas universidades aqui, no campus Sorocaba”, explica. “Neste momento, Daniela Miori Pascon, nossa docente, encontra-se na Bolívia, participando do programa e com retorno previsto para o próximo dia 17”, comenta a coordenadora da Enfermagem da PUC-SP.

Participação ativa da PUC-SP no Projeto Marca

Além do curso de Enfermagem, a Medicina da PUC-SP também participa ativamente do Programa Marca. De acordo com o professor-doutor Ulisses Del Nero, diretor-adjunto da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS/Campus Sorocaba), o intercâmbio está assegurado para os próximos anos.

“Neste momento, estamos com dois alunos da Bolívia aqui em nosso campus, para estágios em Medicina e Enfermagem”, conta Del Nero. “Para a FCMS e para a PUCSP, o Programa

Marca faz parte de uma das etapas do processo de internacionalização da universidade. Por meio dele, conseguimos intercâmbios e troca de experiências com outros países e universidades da América Latina”, completa.

O Programa Marca atende a duas prioridades do planejamento estratégico da formação dos alunos: a melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Em 2015, por exemplo, a FCMS recebeu três estudantes de Enfermagem, da Universidad Nacional de Misiones, instituição pública da Argentina. Aqui, eles vivenciaram novas práticas acadêmicas no Hospital Santa Lucinda (HSL) e no Hospital Regional de Sorocaba.

Neste ano, uma iniciativa acadêmica vem fortalecendo as relações entre Brasil e Bolívia no campo da medicina. O neuropediatra e professor da FCMS, Danilo de Assis Pereira, realizou uma visita aos campi da Universidade do Vale (Univalle) nas cidades bolivianas de Cochabamba e La Paz. Esta visita teve como objetivo aprofundar os laços educacionais e explorar oportunidades de intercâmbio entre as instituições. Danilo é, juntamente com o professor-doutor Jorge Henna e da professora Dirce, representantes da FCMS junto ao Programa Marca.

Em um intercâmbio recíproco, Rodrigo Ruiz, um estudante boliviano de medicina da Univalle, seguiu para Sorocaba, onde atualmente realiza um estágio na especialidade de Cirurgia.

Resultado do vestilbuar 2024

A lista de aprovados no vestibular 2024 foi divulgada na tarde desta terça-feira (12/12). A matrícula acontece nos dias 13, 14 e 15/12. Clique aqui e saiba mais.