Qualidade do ensino da PUC-SP é destaque em rankings nacionais e internacionais

Universidade ficou bem colocada no "Ranking Universitário Folha (RUF)", "Guia da Faculdade", "Ranking QS Mundo" e "Ranking QS América Latina e Caribe"

por Renata Nascimento | 12/12/2023

Em 2023, a qualidade de ensino da PUC-SP foi destaque em quatro rankings: Ranking Universitário Folha (RUF), Guia da Faculdade, Ranking QS Mundo e Ranking QS América Latina e Caribe.

O que dizem os rankings

RUF

De acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é a Melhor Universidade privada do Brasil em qualidade de ensino.

A PUC-SP também lidera a lista de universidades privadas com o maior número de cursos que ocupam o 1º lugar no Ranking de Graduação, são eles: Ciências Contábeis, Filosofia, História, Letras, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social.

Além disso, quatro cursos da PUC-SP estão entre os melhores do país, incluindo as universidades públicas, são eles: Filosofia (3º), Relações Internacionais (3º), Pedagogia (4º) e Serviço Social (5º).

“O curso de graduação em Filosofia da PUC-SP oferece aos seus alunos uma ampla e inovadora visão da ciência e da história do conhecimento, tanto pela variedade de pesquisas que cada docente desenvolve, de acordo com as diversas áreas da filosofia, quanto por seus reconhecimentos nacionais e internacionais. Na minha experiência pude desfrutar imensamente do curso que me instruiu método científico, ao mesmo tempo, sobre a própria construção do conhecimento e da ciência, possibilitando liberdade e autonomia para contribuir para o debate que constitui a ciência em um momento tão crítico para a humanidade”, afirmou Victoria Rossetti, estudante do 6º semestre de Filosofia.

QS Ranking América Latina e Caribe

A PUC-SP subiu da posição 68º para a 65º no QS University Rankings 2024, que reúne as 430 melhores instituições de ensino da América Latina e Caribe. Ao todo, o Brasil colocou 97 universidades na lista, mais do que qualquer outro país no ranking. A PUC-SP é a 53° melhor universidade da América do Sul, e está entre as três melhores privadas do Brasil, perdendo apenas para PUC-Rio e PUC-RS. Além disso, foi considerada a melhor Universidade particular do Estado de São Paulo.

QS Ranking Mundo

Já no Ranking QS Mundo, a PUC-SP foi reconhecida como a 2ª melhor do país entre as universidades privadas e a melhor do estado de São Paulo. Na sua 20ª edição, o Rankings QS apresenta 1.500 instituições, em 104 locais. Esse ano foram implementadas três novas métricas: rede internacional de pesquisa, empregabilidade e sustentabilidade. O QS é o único ranking internacional que enfatiza os dois últimos atributos."

Guia da Faculdade 2023

Pelo Guia da Faculdade 2023, a PUC-SP subiu de cinco para sete no número de cursos com cinco estrelas. Ao todo, a Universidade teve 28 cursos estrelados. Em todo o Brasil, foram avaliados mais de 16 mil cursos de graduação. Mais de dez mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.

Confira os cursos estrelas da Universidade:

5 Estrelas

Teologia

Ciências Sociais

Letras - Língua Inglesa - Tradução Inglês/Português

4 Estrelas

Arte: História, Crítica e Curadoria

Ciência da Computação

Ciências Econômicas

Comunicação das Artes do Corpo

Comunicação e Multimeios

Engenharia Biomédica

Engenharia de Produção

Fonoaudiologia

História – Licenciatura

História – Bacharelado

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

Serviço Social

Resultado do vestilbuar 2024

A lista de aprovados no vestibular 2024 foi divulgada na tarde desta terça-feira (12/12). A matrícula acontece nos dias 13, 14 e 15/12. Clique aqui e saiba mais.