PUC-SP abre Vestibular Complementar de Verão para ingresso no 1º semestre de 2026
Processo seletivo requer apenas nota do ENEM, considerando as edições realizadas entre...
Curso foi organizado pela Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e realizado na PUC-SP
ACI
No dia 21/10 foi realizada, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, a cerimônia de encerramento do CRB - Curso Realidade Brasileira, primeiro fruto da parceria entre a PUC-SP e a Escola Nacional Florestan Fernandes. O prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, esteve presente no evento representando a Universidade.
O curso teve sua aula inaugural no dia 18/3, no TUCA, com a presença do Ministro de Direitos Humanos, Sílvio Almeida (clique aqui para ver). O curso Realidade Brasileira foi realizado ao longo do ano nas dependências da PUC-SP, aos sábados, em período integral. No dia 15/9 foi realizada na PUC-SP a cerimônia de assinatura do convênio, com a presença das Reitoras das duas instituições e entidades da sociedade civil. Além da realização do curso, o convênio estabelece vagas e descontos na Educação Continuada, na Graduação e na Pós-Graduação.
Atividade em GuararemaEm Guararema, na parte da manhã, foi ministrada a última aula do curso intitulada “Um Projeto Popular para o Brasil”, ministrada pelo prof. Igor Felipe, da coordenação do MST Nacional. Durante a tarde, foi realizada a Mesa de Encerramento com o tema: “Alimentação Saudável como Direito a um Projeto Popular para o Brasil”. A mesa contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do Coordenador estadual do MST, João Paulo Rodrigues, da profa. Rosana Fernandes, da Coordenação da Escola Nacional Florestan Fernandes e do prof. Pedro Aguerre.
Ao final da Mesa ocorreu a entrega simbólica dos diplomas do curso aos participantes. A cerimônia se encerrou com o gesto de plantar uma árvore e com a foto oficial da turma do curso.








