Estudante de Ciência de Dados e Inteligência Artificial participará do programa CEOx1dia

Lucas Lopes Amorim foi selecionado para acompanhar Eduardo Ricotta, CEO da Vestas, multinacional dinamarquesa e maior companhia mundial produtora de turbinas de energia eólica

por Thaís Polato | 21/09/2023

Lucas Lopes Amorim, estudante do penúltimo semestre de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, acaba de ser aprovado para participar do programa CEOx1dia. “Estou muito feliz de fazer parte do seleto grupo dos 23 universitários escolhidos no rigoroso processo seletivo da Odgers Berndtson para participar do programa. Trata-se de oportunidade única de vivenciar o mundo executivo de perto”, afirma Lucas.

O estudante foi selecionado para acompanhar Eduardo Ricotta, CEO da Vestas, multinacional dinamarquesa e maior companhia mundial produtora de turbinas de energia eólica.

O processo seletivo incluiu três fases. A primeira delas selecionou 90 estudantes, a partir de uma análise inicial de seus perfis. Em seguida, os candidatos passaram por uma avaliação comportamental online, fornecida pela PDA International. A empresa multinacional, líder mundial em programas de Assessment Comportamentais, confrontou o resultado com o que considera ser “perfil ideal de um CEO”, para selecionar os que mais se aproximavam dele. A fase final de seleção do programa se baseou em entrevistas individuais, com os sócios da Odgers Berndtson – empresa global especializada em recrutamento de executivos e conselheiros nos diversos setores.

O programa CEOx1dia é realizado há mais de dez anos, em países como Espanha, Canadá, Portugal, Finlândia, Alemanha, África do Sul e Inglaterra. Para a empresa organizadora, a participação dos CEOs demonstra “seu compromisso em apoiar jovens, investindo em direcionamento de suas carreiras e aguçando sua visão de futuro em papéis de liderança”.

O programa tem foco em estudantes de graduação do penúltimo e último anos, oriundos das diversas carreiras do ensino superior. Os aprovados têm a oportunidade de vivenciar, com alguns dos principais CEOs do país, um dia típico de suas rotinas, aprendendo sobre sua abordagem e estilo de liderança, carreira e responsabilidades.

“Vou mergulhar nesse dia com sede de conhecimento e determinação. Mal posso esperar para aprender com Eduardo Ricotta e compartilhar insights sobre liderança, inovação e os desafios do futuro”, comemora Lucas, que estará com o CEO no próximo dia 25/9.

Leia a seguir depoimento do estudante sobre a importância de sua formação na PUC-SP durante o processo seletivo para o programa CEOx1dia

“A formação que obtive na PUC-SP desempenha um papel fundamental quando se trata de participar e destacar-se em oportunidades como a do CEOx1dia. Desde o primeiro dia na universidade, percebi que uma das maiores riquezas dessa instituição está na sua diversidade. As trocas de experiências e perspectivas que encontrei me moldaram como ser humano e como profissional.

A PUC-SP me proporcionou um ambiente propício para expandir minha rede de contatos. As trocas me engrandecem muito, até porque gosto de conversar com pessoas de vários cursos diferentes e aprendo muito com isso.

Ao aproveitar as conversas informais nos corredores ou até no bandejão, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis que me desafiaram a pensar de maneira diferente.  Foi em uma dessas conversas, fazendo uma disciplina optativa, que conheci o Miguel Rinaldi (aluno de Administração, participou do CEOx1dia em 2022), que gentilmente me apresentou ao programa.

Outro diferencial da minha formação em Ciência de Dados na PUC-SP é a metodologia centrada em projetos. Desde o início, fui incentivado a aplicar conceitos em situações práticas, desenvolvendo uma visão estratégica das tecnologias e aprimorando minhas habilidades de apresentação e resolução de problemas. Para mim isso faz muita diferença. Até porque as diversas apresentações que fazemos ao lingo do curso me ensinaram muito a me organizar e vender minhas ideias (na foto acima, Lucas participa do HackaPUCSP, competição na qual sua equipe se sagrou campeã, em março de 2023).

Ao optar por estudar na PUC-SP, saí do interior do RJ sem nunca ter me aventurado em São Paulo e tenho a convicção que fiz a escolha certa. Essa jornada não apenas enriqueceu minha formação acadêmica, mas também me ajudou a me tornar uma pessoa melhor, mais humilde e compreensiva para enfrentar as diversas situações da vida. Estudar na PUC-SP é honrar uma história de excelência e pluralidade.

Lucas Lopes Amorim"