Estudantes da PUC-SP embarcam em intercâmbio

Selecionados irão para 12 países

por Cláudio Oliveira | 28/06/2023

"A educação me trouxe a São Paulo e me levará para o mundo, e isso é muito gratificante". Gabryela Ester Rodrigues Claudino, nascida na cidade de Teresina, no Piauí, bolsista do ProUni e aluna do curso de Relações Internacionais, é uma das selecionadas dos programas de intercâmbio oferecidos aos alunos da PUC-SP.

No total, 33 estudantes, de 8 cursos, realizarão intercâmbio semestral em 18 instituições, localizadas em 12 países. Dentre eles, duas estudantes participarão de intercâmbio remoto cursando disciplinas online do "International Virtual Campus", da Universidad de Deusto (Espanha).

A Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII) realizou reunião de orientação com estudantes de graduação que participarão do programa no 2º semestre de 2023.

O processo de pré-seleção dos estudantes intercambistas costuma ser realizado em fevereiro e agosto. Para os intercâmbios do 1º semestre de 2024, os editais serão publicados no fim de julho, no site da ARII

A prof. Natália Maria Félix de Souza, responsável pela ARII, falou sobre a importância dos programas mantidos pela Universidade. “Os programas de intercâmbio internacional são importantes vetores da internacionalização da PUC-SP, especialmente no âmbito da graduação. As mobilidades outgoing permitem que nossos estudantes tenham contato com novas culturas e práticas linguísticas, assim como com sistemas de ensino superior diversos, que ampliam seus horizontes e ajudam a desenvolver competências pessoais e profissionais relevantes. As mobilidades incoming, em que os alunos das IES parceiras vêm à PUC-SP, fortalecem aspectos centrais da chamada internacionalização em casa, uma vez que expandem o contato intercultural, interdisciplinar e o plurilinguismo a toda a comunidade puquiana. São experiências que aportam ganhos imensuráveis, pessoal e institucionalmente", explica a docente.

Além do programa de intercâmbio semestral, a PUC-SP também participará do "Top España Santander Universidades", que será realizado em julho, na Universidad de Salamanca, com promoção do Banco Santander Brasil S.A.  A estudante Gabryela é uma das classificadas nesta modalidade, leia abaixo o depoimento dela e de mais dois estudantes que participarão do programa.

“Farei um programa de três semanas da Universidade de Salamanca. Minha expectativa é muito grande, primeiro por ser a primeira vez que sairei do Brasil. Gostaria de usar a viagem para melhorar minha língua estrangeira, que é fundamental para o curso que faço, e também conhecer outras pessoas e culturas. Saí de Teresina, no Piauí, para entrar na Universidade, prestei FUVEST e fiz o ENEM, na mesma época. Com boa colocação no ENEM, alcancei algo que era muito distante de minha realidade, que foi poder estudar na PUC-SP, com bolsa ProUni.
Através da divulgação do ARII, fiquei sabendo dessa bolsa ofertada com patrocínio do Santander. Foi uma grande oportunidade, pois não teria como ficar seis meses em outro país, mas resolvi tentar esse programa por ser apenas três semanas. Foi um processo bastante disputado, só havia duas vagas”. Gabryela Ester Rodrigues Claudino, aluna do curso de Relações Internacionais.

“Estou indo para Universidade Católica do Porto, em Portugal. Em primeiro lugar quero sair da zona de conforto, já que nunca morei fora da casa dos meus pais e sempre residi em São Paulo. A primeira coisa é essa de ter novas experiências. Com o intercâmbio, busco conhecer novas pessoas, ter contato com gente de outras culturas e também com outras línguas. Apesar de estar indo a Portugal, teremos aulas ministradas em inglês. Isso será de grande importância para eu desenvolver outro idioma”. Marina Lessi de Moraes, aluna de Direito.

“Farei algumas matérias do curso de Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal. Espero com essa viagem, dentre outras coisas, me conhecer melhor e ter perspectivas além das que já tenho aqui no Brasil. Acho que será muito importante, tanto para minha formação profissional como pessoal. Pretendo conhecer pessoas de diferentes culturas e, também, ter contato com outro estilo de ensino e aprendizagem, pois tenho percebido no período de preparação que há grande diferença entre o que é praticado lá e aqui”. Paulo Francisco Leite Godinho, estudante do curso de Direito.