Fundação São Paulo recebe alunos do Colégio Santo Américo na PUC-SP

por Redação | 28/06/2023

A Fundação São Paulo (mantenedora da PUC-SP) recebeu dia 26 deste mês, no palco do Tucarena, da PUC-SP, os alunos do ensino médio do Colégio Santo Américo para participarem de uma aula reflexiva, conduzida pela Andréa Kogan e pelo Francisco Carlos Gomes, dois dos exponentes professores e pensadores do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP (LABÔ). O evento #CSANAPUC teve como pauta de conversa o sentido da vida e das escolhas profissionais.

Para a Profa. Dra. Andréa Kogan, “o Labô é um espaço que faz a ponte entre mundo acadêmico e a sociedade concreta, mostrando aos jovens a necessidade de construirmos um diálogo aberto e fundamentado. Nesta interação, falando diretamente com jovens do Ensino Médio, que estão se preparando para a vida universitária, os assuntos como multiplicidade de talentos, escolhas e sentido foram conversados de uma forma aberta e sem amarras, como o Labô sempre faz. Em um encontro como este, de compartilhamento de ideias, podemos ver como estas pessoas estão preparadas para enfrentar a vida acadêmica e como nós ficamos muito felizes em pensar que, daqui pouco tempo, elas podem vir pesquisar conosco.”

Ainda sobre a aula, a Orientadora Educacional do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, Claudia Sartori Zaclis, lembra que foi um “espaço em que os alunos puderam participar ativamente, refletindo e dialogando sobre o momento de vida e olhar para o futuro.” Essa troca enriquecedora foi seguida por um café da manhã e um tour privado pelo emblemático campus Monte Alegre da PUC-SP.

A experiência permitiu aos alunos conhecer nossa história, refletida em uma estrutura que conta sobre o nosso passado, com olhar para o futuro de nossa sociedade. O tour, guiado pela gerente do setor de Arquitetura e Infraestrutura da FUNDASP, Ana Maria Eder, e pelo diretor do campus Monte Alegre, Maykel Araujo, apresentou aos alunos espaços emblemáticos como o Pátio da Cruz e a Capela, além, é claro, das salas de aula, da biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri, rampa, quadra, bosque, restaurante e os centros acadêmicos.

Em um momento de vida tão cheio de questões como a adolescência, a escolha do quê e onde estudar têm sido mais um motivo de angústia do que de possibilidades – o que jamais deveria ser. Para a Procuradora da FUNDASP, Dra. Ana Paula Grillo, faz parte do papel de uma Universidade como a PUC-SP atuar como facilitadora no processo de escolha de carreira desses jovens, tornando esse momento menos estressante e mais gratificante. "A PUC-SP instiga seus alunos a pensarem e questionarem, dando subsídios para tal. Assim, nada mais natural que façamos o mesmo com os alunos do ensino médio, dando a eles a ferramenta do conhecimento para escolhas mais conscientes."

Ao final desse encontro, os alunos retornaram para o Colégio Santo Américo, com uma sacola personalizada com folhetos informativos de acordo com seus interesses de estudo declarados, além de um squeeze com água gelada para se refrescar depois de tanto exercício mental e físico. Na opinião de Claudia, "possibilitar aos alunos uma experiência tão rica, como a de hoje, foi incrível, certamente será um dia marcado na memória deles”.

Como parte do trabalho pedagógico do Colégio Santo Américo, desenvolvido dentro do Projeto de Vida, a orientação educacional tem procurado levar os alunos para conhecer as instituições de ensino superior que eles manifestam interesse.  Assim, é gratificante ouvir da Orientadora Pedagógica à frente do projeto que “Os alunos puderam sentir o que é estar na PUC-SP, o cuidado nos detalhes e a força acadêmica e pedagógica da instituição. (…) Durante nossa volta ao CSA, ouvi alunos satisfeitos com a saída, e muitos com expectativas superadas. Por isso, reafirmo ter sido uma manhã que ficará guardada aos nossos alunos do CSA.”

Claudia Zaclis, que também é "filha da PUC-SP", conclui ressaltando que ficou “muito feliz em rever a Universidade, observando como ela tem crescido e evoluído em seu trabalho, ampliando seu cuidado em cada detalhe e bem-estar de todos, sem perder sua força acadêmica e a qualidade de seu corpo docente.”

*Com informações do setor de Marketing da Fundasp