Estudantes de Psicologia criam game sobre vacinas para o SUS

Jogo online já está disponível na rede HumanizaSUS

por Cláudio Oliveira | 15/08/2022

Seis estudantes da graduação em Psicologia da PUC-SP criaram um jogo online para que usuários possam testar seus conhecimentos sobre as vacinas incluídas no Plano de Imunização Nacional. O Vacina Game já está disponível na rede HumanizaSUS. Clique aqui para acessar .

O objetivo principal é alertar a sociedade sobre a importância da vacinação como estratégia de promoção de saúde pública, trazendo conhecimento sobre características de cada vacina, as doenças contra as quais protegem e as idades em que devem serem aplicadas.

O projeto foi elaborado e realizado durante a disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional do psicólogo”, pelas alunas Fernanda Osório, Giulia de Paula Rivellino, Nathália Vieira, Patrícia Rizzi, Bianca Furlai Giavoni e Stefany Alves, sob a orientação da profa. Ruth Gelehrter da Costa Lopes.

“A cada semestre, estudantes de sétimo e oitavo períodos devem produzir uma colaboração para o SUS, atendendo a um conteúdo programático e alguns objetivos pré-estabelecidos, como parte da avaliação conjunta”, explica a docente.

Utilizando o Wordwall, um site disponibilizado gratuitamente na internet e que traz modelos de alguns jogos e a possibilidade de editá-los com as informações que o usuário desejar, as futuras profissionais de saúde mental desenvolveram um dinâmico e instrutivo jogo de perguntas e respostas.

Em uma rodada, o usuário responde a um questionário de 19 perguntas, pontuando a cada acerto.  Há três sugestões de respostas, sendo apenas uma delas a correta. Assim, de forma interativa, o jogador tem contato com nomes de doenças, alguns bem populares, como Dengue ou Covid19, além de termos científicos e denominações dadas às vacinas que fazem parte do calendário dos brasileiros e que estão disponíveis nos sistemas de saúde públicos e privados.

Ao final, o jogo apresenta a pontuação adquirida pelo jogador e oferece um ranking de vencedores, possibilitando registrar o nome do usuário na tabela de classificação.  Os maiores pontuadores estarão nas primeiras posições, utilizando critérios de tempo de jogo e acerto das respostas, para os que gabaritaram.

Leia a seguir o depoimento das estudantes autoras do Vacina Game:

“Durante a graduação em Psicologia, entramos várias vezes em contato com a importância da saúde pública e da manutenção e defesa do SUS. A ideia do Vacina Game surgiu durante uma dessas aulas, em que discutíamos a necessidade de falarmos sobre as vacinas e de passarmos esse conhecimento adiante”.
Patrícia Rizzi

“A proposta era fazer um jogo educativo para ser divulgado na Rede HumanizaSUS, com o objetivo de disponibilizar informação sobre qualquer tema de saúde que considerássemos relevante. Na disciplina aprendemos sobre políticas, programas temáticos, serviços e equipamentos do SUS, além dos fluxos de cuidado na Rede. Influenciadas pelo contexto pandêmico, chegamos ao tema que achávamos que realmente pudesse ser aproveitado pelas pessoas que acessam a Rede HumanizaSUS”.
Giulia de Paula Rivelino

“É comum que na graduação haja muitas demandas de trabalhos teóricos. Com o tempo, esse tipo de trabalho fica bem maçante e, no fim, vai para alguma gaveta ou se perde nas pastas do drive. Diferente disso, foi maravilhosa a proposta de fazer um projeto interativo que pudesse ser aproveitado pelo público em geral como um jogo educativo. Aprendi muito sobre as vacinas durante a construção do game e acredito que muitas pessoas vão aprender jogando”.
Nathália Vieira

“A experiência de criar esse jogo foi incrível para mim. Nesse processo aprendi tanto sobre as vacinas, quanto sobre como realizar, de maneira criativa, um jogo que informe a população a respeito de um tema relacionado à saúde. Considero a temática muito relevante, principalmente nos tempos atuais, em que o movimento antivacina tem tomado espaço, gerando desinformação e prejudicando a saúde pública”.
Fernanda Osório

“A experiência da criação do projeto foi muito gratificante, porque ele acabou sendo utilizado na rede HumanizaSUS, e poderá auxiliar a população a conhecer mais sobre vacinação, principalmente durante a pandemia”.
Stefany Alves

“Tínhamos que fazer um trabalho, num semestre que vinha bem intenso. Queríamos algo que além de nos trazer resultados em termos de conhecimento, fosse também dinâmico, daí a ideia de jogo. Não sabíamos muito sobre vacinas, apenas o que tivemos em nossas experiências pessoais. Emergimos, então, na pesquisa sobre o tema e não foi fácil, mas foi prazeroso e fluiu. Estamos contentes com o resultado, a professora gostou muito e temos tido diversos retornos positivos”.
Bianca Furlai Giavoni