Evento apresenta resultados de pesquisa sobre acesso e permanência de alunos bolsistas na PUC-SP

Pesquisa foi realizada com recursos do PIPEq

por Redação | 26/10/2022

Na tarde da última quarta-feira (25/10), um grupo de professores e elunos da PUC-SP apresentou uma pesquisa, realizada com a colaboração da Reitoria e da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC), sobre o acesso e permanência de alunos bolsistas na Universidade. O evento reuniu estudantes, professores e gestores.

Para o prof. Roberto Sanches Padula (Administração), que idealizou e organizou a pesquisa, financiada pelo PIPEq, o objetivo era conhecer as reais necessidades para que os alunos bolsistas não somente ingressem, mas que também consigam se manter na Instituição. “A ideia dessa pesquisa é entender qual é a trajetória dessas pessoas. Qual a dificuldade de acesso que elas encontram? O que atrapalha a permanência deles na faculdade? Com esses dados é possível reivindicar novas políticas ainda mais inclusivas na Universidade. A PUC-SP tem um cuidado com esses alunos, mas com essas informações poderá fazer ainda mais”.

Para Dóris Maria Lupiañez do Nascimento, bolsista e estudante do curso de Serviço Social, o estudo precisa ser um instrumento de significativas mudanças. “Essa pesquisa apresenta dados importantes e possibilita direcionar os mesmos para a questão da política de permanência, que precisa ser melhor estruturada e efetivamente implantada. Questões como saúde mental, dificuldade de acesso e moradia são algumas questões interessantes para serem analisadas. Também é preciso serem levadas em consideração na análise as nossas respostas presentes tanto nos formulários quanto nas pesquisas qualitativas.

O prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-CRC e docente no curso de Administração, tem acompanhado de perto a trajetória dos bolsistas e acredita que a pesquisa poderá aprimorar as políticas da Universidade em relação a esses estudantes. “Roberto Padula e eu, que somos professores na mesma Faculdade, sempre refletimos sobre os diversos problemas que observamos em relação aos nossos alunos bolsistas, e dessa reflexão nasceu a proposta dessa investigação. Na Pró-CRC, uma das minhas atribuições foi a de auxiliar na construção  das políticas de permanência, pautadas no diálogo com estudantes e coletivos. Já realizamos algumas políticas como o empréstimo de computadores durante a pandemia, a bolsa xerox, os editais do Santander com cotas raciais, entre outros. Enfim, depois de acompanhar todos esses anos o percurso de vários bolsistas, entendemos que era preciso fazer um trabalho de pesquisa acadêmica junto a esse público. E hoje, nesse evento, apresentamos as respostas obtidas. Foi um processo de pesquisa de um ano e meio, que envolveu docentes de várias áreas, numa perspectiva multidisciplinar e alunos, como auxiliares de pesquisa. Acreditamos que essa pesquisa poderá ajudar nas políticas de permanência, no debate e no diálogo junto à comunidade acadêmica para aprimorar cada vez mais e sanar as necessidade daqueles que são os sujeitos que justificam a filantropia da PUC-SP, os nossos bolsistas, os personagens fundamentais da vida nessa Universidade e do futuro do Brasil.”

Edilene Souza, ex-aluna de Serviço Social e uma das participantes da pesquisa, acredita que o foco do evento é trazer a perspectiva da realidade do bolsista à Universidade. “Eu acho que estar na PUC-SP é uma grande oportunidade para o estudante, mas é necessário também que a Instituição conheça quem é ele, quais as condições em que esse estudante chegou até aqui e quais são as condições materiais de permanência dele.

Clique aqui e confira os resultados da pesquisa.