Ex-alunas participam de projeto que combate insegurança alimentar em Santos

Publicitárias Barbara Passos, Marcella Marigo e Julia Ferreira desenvolveram um plano de divulgação para a iniciativa socioambiental

por Renata Nascimento | 30/05/2023

As ex-alunas de Publicidade e Propaganda, Barbara Passos, Julia Ferreira e Marcella Marigo, foram convidadas pela profa. Maria Conceição Golobovante (Publicidade e Propaganda) a participar do projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana – BAAU, em Santos.

A iniciativa investe no apoio a comunidades com índices de vulnerabilidade elevados e no desenvolvimento de projetos socioambientais. O apoio pode ocorrer com ações voltadas para educação ambiental, sustentabilidade, capacitação em gestão e comunicação, entre outros.

Até o momento, o projeto abraça duas iniciativas: a Semente das Palafitas e a Horta Comunitária Bons Frutos, que já atuavam de forma independente na comunidade do bairro Jardim São Manoel, localizado na zona noroeste de Santos.

O projeto Semente das Palafitas recebe doações de alimentos da Associação de Moradores do Caminho São Manoel e distribui cerca de 300 marmitas por semana aos moradores da comunidade, além de promover atividades culturais e esportivas aos jovens e adultos. Já a Horta Comunitária Bons Frutos produz e distribui diariamente alimentos para os moradores com o apoio das organizações Rotary de Santos, Instituto Elos e Unisanta.

O projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana

O BAAU é desenvolvido pela Organização da Sociedade Civil Consciência pela Cidadania (OSC), instituição sem fins lucrativos, criada em 2004, e que mantém o Fórum da Cidadania de Santos. Recentemente, o projeto foi contemplado com patrocínios da Autoridade Portuária de Santos (SPA). De acordo com as ex-alunas, as iniciativas atuam de forma independente e cada um recebe cerca de 12 mil reais, que são divididos com base nas prioridades.

Visando a ampla divulgação da ação, o SPA passou a promover uma campanha de comunicação para difundir as realizações na comunidade. A profa. Maria Conceição, que já atuava em apoio a outros projetos da região, articulou uma ação de auxílio ao projeto BAAU convidando as ex-discentes a participarem da iniciativa. “O convite para contribuirmos com o BAAU surgiu a partir da necessidade de um direcionamento estratégico para a comunicação, que até então não era realizada”, comenta uma das publicitárias.

Apoio fundamental das publicitárias

As ex-discentes – que são fundadoras da Agência CUCA – desenvolveram um plano de divulgação baseado em estratégias utilizadas em OSCs populares, tais como Greenpeace, Médicos Sem Fronteiras e Gerando Falcões. “Nosso papel foi auxiliar o time BAAU a construir uma estratégia de comunicação alinhada com as suas expectativas e objetivos de campanha. Trouxemos uma série de sugestões com base em informações que havíamos recebido sobre o contexto de campanha e público, e principalmente veículos que já haviam sido pré-negociados, além de trazer um reforço de como a plataforma digital usada de maneira orgânica pode ser uma grande aliada”, comentam.

A agência CUCA firmou parceria com o influenciador digital Gabriel Ferri – GAB, criador do perfil @planetapospandemia. A página do influencer é voltada para questões socioambientais e conta com cerca de 60 mil seguidores. Para ajudar na divulgação do BAAU, Gabriel desenvolveu e publicou vídeos e fotos mostrando os projetos Sementes das Palafitas e Horta Comunitária Bons Frutos. Clique aqui para ver.

As ex-alunas comentam que essa foi a primeira experiência da ONG com um influenciador digital. “Notamos que foi um conteúdo bem produzido e que deu maior engajamento a eles. Por ser um perfil já engajado nessas pautas, o público que ele trouxe à página é o tipo de seguidor/incentivador, que o projeto precisa”, finalizam.

Saiba mais

Em 2022, as publicitárias foram vencedoras do 41° Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias Ricardo Ramos, promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).

Clique aqui e confira a matéria.