Pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Museologia vence prêmio literário

por Redação | 31/05/2023

Bruno Pellizzari, aluno do último semestre da especialização em Museologia, Cultura e Educação, é autor da pesquisa O acervo numismático do Museu da Imigração de São Paulo. O trabalho é o resultado parcial de uma pesquisa em desenvolvimento no Museu da Imigração do Estado de São Paulo (MI), no âmbito da parceria entre a instituição e o curso da PUC-SP. Pellizzari acaba de receber o Prêmio Literário Florisvaldo dos Santos Trigueiros, que tem como objetivo promover e estimular a produção literária numismática, além de homenagear este que é o autor de diversas obras e criador do Museu de Valores do Banco Central.

A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Interdisciplinaridade: Museu, Arte e Cultura, ministrada pela profa. Luciana Pasqualucci. Ela já havia sido apresentada no evento Numismática em Movimento,no Museu Histórico Nacional (RJ), em 2022, e posteriormente publicada no blog do Museu da Imigração (clique aqui para ler).A ideia surgiu durante uma visita técnica dos alunos do curso à instituição. Ao perceber uma lacuna de informações sobre as peças numismáticas (moedas e cédulas) presentes no acervo da instituição, o Pellizzari decidiu iniciar uma pesquisa, desenvolvendo um trabalho de catalogação e análise dessas peças na instituição, que permitiria relacioná-las ao tema central do museu, que são os fluxos imigratórios, resultando na publicação do trabalho.

“Meu objetivo ao entrar na especialização era aprender mais sobre os processos museológicos para reformular o espaço expositivo da instituição em que trabalho e fundar o Museu Numismático Julius Meili, mas o curso me permitiu, além de aprender a teoria, já colocar em prática os conhecimentos adquiridos, o que aumentou a minha rede de contatos e facilitará a conclusão do meu objetivo”, afirma o pesquisador, que também é vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), fundada em 1924, editor do Boletim de Numismática da SNB, advogado e mestre em Direito pelo Centro Universitário FMU/SP.