Ex-aluno de Jornalismo recebe prêmio da Amazon

TCC de Eduardo Gayer foi destaque na categoria “Livro-reportagem universitário”

por Redação | 15/02/2019

O ex-aluno Eduardo Gayer acaba de ser premiado na categoria “Livro-reportagem universitário”, em concurso realizado pela Amazon. Gayer é autor da obra Outra guerra das Malvinas: Os corpos identificados 36 anos após o conflito, fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso na PUC-SP, realizado sob a orientação do professor Fabio Cypriano.

Segundo o jornalista, temas relacionados aos direitos humanos sempre o interessaram. “Além disso, eu tinha vontade de mergulhar em uma pauta internacional, que me desafiasse a fazer trabalho de campo em outro país, com dedicação exclusiva ao longo de um período”, conta Gayer, que ressalta ainda a importância de sua formação na PUC-SP para a escolha do tema. “Estive em uma Universidade que preza pelos direitos humanos. Estar em contato com essa atmosfera é fôlego para seguir lutando por um bom jornalismo. É algo que nos mantém firmes na essência da nossa profissão, a de buscar a informação precisa em nome do interesse público e da promoção da justiça”, afirma o jornalista.

A pesquisa realizada por Gayer aborda um projeto humanitário ligado a famílias de soldados mortos na Guerra das Malvinas (conflito entre a Argentina e ao Reino Unido, em 1982). “Dos 649 soldados mortos na guerra das ilhas Malvinas, 123 foram enterrados no cemitério de Darwin, que lá fica, sob a inscrição ‘soldado argentino solo conocido por Dios’. Após quase 36 anos de lutas dos familiares e da Fundação No Me Olvides, seus corpos estão sendo identificados e os túmulos, devidamente nomeados. O livro trata de tal projeto humanitário, que possibilita a mães, pais, filhos, irmãos, amigos, deixar uma flor em homenagem àqueles que partiram tão precocemente”, afirma Gayer.

Clique aqui para saber mais.