PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
A Faculdade de Medicina da PUC-SP, pioneira ao se estabelecer fora de uma capital brasileira, tem uma trajetória marcada por feitos notáveis e inovações pedagógicas. Ela se distingue pelas altas notas recebidas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), evidenciando a excelência do seu ensino. Foi uma das primeiras no Brasil a adotar o método PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) e oferece um programa de residência médica abrangente, cobrindo 24 especialidades e formando profissionais que se tornaram referências em suas áreas.
Conhecida como “Faculdade de Medicina de Sorocaba” e oficialmente denominada Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), a instituição é reconhecida por sua abordagem humanizada no ensino médico. Essa característica singular elevou seu renome além das fronteiras regionais e nacionais.
A ênfase na humanização é um traço marcante dos profissionais formados pela FCMS, de acordo com a doutora Giselle Helena Rodrigues, ex-aluna e autora de um estudo reconhecido globalmente sobre a progéria. Ela ressalta que a atenção ao paciente, o olhar empático e a escuta atenta são indicativos inconfundíveis da formação sorocabana. Desde o início, a humanização é incutida nos futuros médicos, estabelecendo-se como um pilar essencial na prática médica promovida pela faculdade.
A FCMS está estrategicamente situada em Sorocaba, a menos de 100 quilômetros da capital paulista. Apesar dos seus 700 mil habitantes, o município mantém o charme e os valores típicos do interior, enfatizando a cordialidade e o calor humano.
Em linha com esse espírito comunitário, a faculdade adota uma postura rigorosa contra trotes abusivos. O professor-doutor Godofredo Campos Borges, diretor da FCMS, sublinha a política de tolerância zero para com práticas vexatórias ou coativas. A consequência para tais atos é a expulsão.
A importância da solidariedade e do respeito mútuo foi acentuada pela reitora, a professora-doutora Maria Amalia Andery, em suas palavras de boas-vindas aos calouros no ano passado: “Nós dependemos uns dos outros. Dependemos da empatia e desenvolvemo-nos em contato com os outros. Universidades são coletivos por definição; são espaços de sociabilidade e socialização do conhecimento, das ideias e valores; espaços de crescimento individual”.
Assim, a FCMS segue as linhas da PUC-SP, que valoriza a empatia como condutor para o desenvolvimento pessoal e coletivo e a universidade como espaço para a socialização do saber, das ideias e dos valores.
A atenção da FCMS à sua comunidade acadêmica é exemplar. Há mais de uma década, a faculdade organiza um encontro anual com os pais dos novos alunos antes do início das aulas. Este evento é uma oportunidade para apresentar o funcionamento da universidade e da faculdade, bem como os recursos disponíveis, incluindo o serviço de psicologia, as entidades estudantis e os coordenadores de curso. Além disso, a direção compartilha seus números particulares de telefone, reforçando a proatividade para ajudar, responder a dúvidas ou discutir questões reservadamente.
O médico Semaan Camis Neto, pai da aluna Laura Brito Oliveira Camis, esteve presente num desses encontros. “Fomos muito bem recebidos e nos sentimos abraçados. Esta instituição tem uma história secular. A escolha da minha filha foi embasada na tradição que a universidade possui na graduação de ótimos profissionais e, ao mesmo tempo, na inovação do curso no sistema PBL”.
No início dos anos 2000, a FCMS adotou uma abordagem pedagógica revolucionária no Brasil: o Problem Based Learning (PBL). Este método dinâmico envolve os alunos em casos clínicos reais desde o primeiro ano do curso, incentivando a pesquisa ativa, a troca de informações e a formulação de hipóteses sob a supervisão de tutores experientes.
O PBL promove uma aprendizagem mais prática e engajada, preparando os estudantes para uma vivência precoce da realidade médica. A FCMS oferece um vasto acervo de materiais, tanto em bibliotecas físicas quanto virtuais, apoiando o aprofundamento dos estudos dos alunos. Este método aprimora a educação acadêmica e prepara os estudantes para uma prática médica mais eficaz e humana, integrando-os de maneira eficiente ao ambiente de saúde.
A inserção dos estudantes da FCMS no universo prático da medicina acontece já a partir do primeiro ano e representa um avanço significativo no seu currículo. A faculdade se orgulha de proporcionar acesso a campos de estágio fundamentais na região, destacando-se o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o Hospital Santa Lucinda , ambos essenciais para a prática e vivência médica dos alunos.
O CHS, vinculado ao governo estadual, desempenha um papel vital na saúde pública, atendendo à população da Região Metropolitana de Sorocaba, que abarca mais de dois milhões de pessoas em 48 municípios. Suas atividades são distribuídas entre seus três edifícios: o Hospital Dr. Lineu Mattos da Silveira, o Hospital Leonor Mendes de Barros e o Ambulatório de Especialidades Dr. Nelson da Costa Chaves.
Já o Hospital Santa Lucinda é um centro de aprendizado prático e hospital de ensino reconhecido por sua excelência em cardiologia e nos cuidados materno-infantis. Ele é mantido pela Fundação São Paulo (Fundasp), a mesma mantenedora da PUC-SP. Dos seus pacientes, 60% são cobertos por recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os demais são particulares e de convênios, o que demonstra sua relevância e abrangência na prestação socialmente equânime de serviços de saúde.
Além dos intercâmbios oferecidos pela PUC-SP, muitas oportunidades de estágios internacionais são proporcionadas diretamente pela FCMS.
Um deles, criado em 2015, seleciona os alunos por conta do seu desempenho, ausência de quaisquer vícios, proficiência inquestionável na língua inglesa e postura acadêmica, como no Johns Hopkins Hospital, universidades de Stanford e Cornell Weil, nos Estados Unidos; Western University e Universidade de Saskatchewan, no Canadá; Hospital Universitário Carl Gustav Carus, na Alemanha; e Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru.
Os alunos da FCMS contam com um leque diversificado de entidades estudantis, proporcionando um campo fértil para o desenvolvimento de habilidades em cidadania, espiritualidade, esportes e outras áreas de interesse.
Entre as opções disponíveis, estão a Athletica, responsável por fomentar o espírito esportivo; o Centro Acadêmico Vital Brazil, um pilar para representatividade estudantil; o Coletivo Rafias, que abraça a diversidade e inclusão; os Doutores da Fé, que integram a espiritualidade na prática diária; a Empresa Júnior, que promove o empreendedorismo e a prática empresarial; a IFMSA Brazil, que conecta os estudantes de medicina com a comunidade internacional; os PUCalhaços, que levam alegria e leveza para ambientes hospitalares; e a Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep), que incentiva a pesquisa científica entre os futuros médicos.
No último congresso da Sumep, seu atual presidente, o sextanista Henrique Tamer, ressaltou: “Gostaria de lembrar que devemos tentar sempre ser melhores, melhores do que nós mesmos, evoluindo a cada dia. Só assim poderemos honrar o legado da nossa casa: a primeira Faculdade de Medicina do interior. Afinal, não se vive de história e tradição. Na verdade, é justamente o contrário: a história e a tradição se fazem das nossas ações”.
A FCMS incentiva a participação dos alunos em ligas acadêmicas de especialidades médicas, como na renomada Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba (LETS), que representa um importante veículo de aprendizado e experiência prática.
Uma conquista recente veio por meio de Saori Okida, estudante do quarto ano e atual presidente da LETS. Ela foi eleita para presidir o prestigiado Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), marcando a primeira vez que um estudante da FCMS alcança essa posição de liderança a nível nacional.
O professor-doutor José Mauro, coordenador da LETS e docente da universidade, ressalta esse feito como um indicativo do nível de excelência e do impacto que os alunos estão alcançando no cenário médico educacional do Brasil.
Concluindo, a Faculdade de Medicina da PUC-SP não só se destaca por seu rigor acadêmico e por suas inovações pedagógicas, mas, também, por estimular o cuidado, a empatia e a compaixão no campo médico.
Suas iniciativas pioneiras, como a implementação do método PBL e a ênfase na humanização, são complementadas pela sua integração com a comunidade e o oferecimento de oportunidades globais de estágio. Estes elementos solidificam a instituição como um centro de excelência educacional e um berço de médicos dedicados a servir com empatia e habilidade. A PUC-SP continua a honrar sua herança enquanto pavimenta novos caminhos para a medicina do futuro.