Alunos de Jornalismo participam da 5ª matéria do “Universidade no ar”, da rádio CBN
Fundasp firmou parceria com a rádio para veicular reportagens de estudantes mensalmente...
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP é uma das apoiadoras do I Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez, que acontecerá neste sábado (22). As inscrições são grátis e podem ser feitas pelo site https://congressorbehg.webnode.com. Até o momento, mais de 5.100 profissionais de diversos países já confirmaram a participação.
O evento acontecerá entre 9h10 e 17h. O professor-doutor Henri Augusto Korkes, do corpo docente da FCMS, será um dos palestrantes e abordará como diagnosticar e confirmar a pré-eclâmpsia. Sua participação está marcada para as 13h50.
O congresso acontecerá na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Pré-Eclâmpsia. Estima-se que, em todo o mundo, ocorram quase 80 mil óbitos fetais e 500 mil maternais decorrentes de doenças hipertensivas na gravidez (em especial a pré-eclâmpsia) a cada ano.
Elas contribuem também para a mortalidade neonatal, devido aos altos índices de prematuridade envolvidos na resolução dos casos. No Brasil, estima-se que a pré-eclâmpsia acometa cerca de 1,5% das gestantes.
A celebração do Dia Mundial de Conscientização da Pré-Eclâmpsia é uma forma de ressaltar a importância da identificação dos sintomas da doença entre as gestantes; a aferição adequada da pressão arterial e a observação de outros sinais clínicos que possam auxiliar no diagnóstico precoce de doenças hipertensivas da gestação, as quais podem gerar complicações para as mães e seus bebês.