Faculdade de Teologia celebra 70 anos

Evento comemorativo teve início em 10/9

por Redação | 11/09/2019

A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção realizou, dia 10/9, uma cerimônia em comemoração aos seus 70 anos. A atividade abriu o congresso interinstitucional Memória, Identidade e Sabedoria: 70 anos a serviço da Igreja, que segue até 12/9, no campus Ipiranga.

O evento comemorativo teve início com missa solene celebrada pelo Exmo. Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, seguido de ato solene no audítório Dom Paulo Evaristo Arns, com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, da reitora da Universidade, professora Maria Amalia Andery, do diretor da Faculdade, padre Boris Nef Ulloa, entre outros convidados.

Leia abaixo, texto do padre Boris sobre a história da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção:

“A Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção foi criada como instituição eclesiástica em 20 de setembro de 1949 por decreto da, então, Congregação dos Seminários e Universidades, hoje conhecida como Congregação para a Educação Católica e foi instalada em 7 de março de 1950. A Faculdade foi colocada sob a proteção e o patrocínio da Assunção da Santíssima Virgem Maria. Cujo dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII em 01 de novembro de 1950. Portanto, no final daquele ano. Na época de sua criação, a Instituição pertencia à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da qual foi separada ‘na prática’ no início dos anos 70. Contudo, em 2009, foi ‘reintegrada’ à Universidade.

Ao longo de seus 70 anos de existência a Faculdade de Teologia tem vivido aquilo que seus fundadores sonharam e, ao mesmo tempo, tem discernido, à luz do Espírito, os sinais dos tempos, os contextos eclesiais e sociais, nacionais e internacionais. Hoje queremos marcar este importante momento histórico da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Memória, Identidade e Sabedoria: 70 anos à serviço da Igreja e da Sociedade.

Com a presença de destacas autoridades eclesiásticas e acadêmicas, após celebrarmos a oração maior e mais sublime, a Eucaristia, juntos neste ato solene recordamos os fundadores: o Cardeal Arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (arcebispo de São Paulo de 1944 a 1964); o primeiro diretor Mons. Luiz Gonzaga de Almeida; o primeiro a receber o título de Doutor em Sagrada Teologia: Dom Benedito de Ulhoa Vieira, que foi bispo auxiliar de São Paulo de 1971 a 1978, e tornou-se Arcebispo de Uberaba de 1978 a 1996.

Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção conta com 6 institutos afiliados, Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Marilia, Campo Grande e Sorocaba, cujos diretores se encontram aqui entre nós, acompanhados de representantes docentes e discentes. A faculdade confere Títulos de Graduação (Bacharelado em Teologia) em dois períodos: diurno e noturno, e Títulos de Mestrado e Doutorado. Conta com aproximadamente 200 alunos no curso diurno e 100 alunos no curso noturno, além de 50 no mestrado e 20 no doutorado. O corpo docente está composto por 36 professores.”

Fotos da reportagem: Luciney Martins / O São Paulo

Confira a repercussão da comemoração:

- Matéia no jornal "O São Paulo": /sites/default/files/josp_3265_pag_22.pdf   e   /sites/default/files/josp_3265_pag_23_1.pdf