Funcionários dão continuidade aos estudos com bolsa fornecida pela Fundasp

Oportunidade é oferecida para colaboradores, filhos e cônjuges

por Renata Nascimento | 11/09/2023

Com o objetivo de democratizar e expandir o acesso ao ensino superior, a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, fornece aos colaboradores duas bolsas de estudos integrais que podem ser utilizadas em qualquer curso dentro da Instituição e em qualquer grau de instrução, sendo: graduação, mestrado ou doutorado. O direito às bolsas se estende também aos filhos e cônjuges dos funcionários.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Revista Piauí, em 2021, e realizada pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil possui a pior taxa de diplomados entre os países da América Latina, ficando atrás de México, Colômbia, Chile e Argentina. O atraso no quesito educacional do país se dá, principalmente, pela falta de acesso da população ao ensino superior gratuito. A iniciativa da Universidade possibilita que os funcionários avancem em diferentes áreas de atuação dentro da Instituição.

“É muito comum os jovens interromperem ou não prosseguirem os estudos devido a necessidade de trabalhar para auxiliar com o sustento da família. Diante disso, o programa de bolsas da PUC-SP, com todas as suas modalidades, exerce uma função de extrema importância no cenário da educação no país."

Gislene Souza Borges Rocha, analista acadêmico expediente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, no campus Marquês de Paranaguá.


Um sonho antigo

“A oportunidade de fazer uma nova graduação foi fundamental para minha vida profissional, posto que a partir da minha formação pude sair da área administrativa, onde eu trabalhava, e ir para a ACI”, afirma Claudio Oliveira, graduado em Letras pelo Centro Universitário Assunção (Unifai). Com a bolsa fornecida pela Universidade, Oliveira pôde cursar Jornalismo e hoje atua na Assessoria de Comunicação Institucional da PUC-SP (ACI).

O jornalista afirma que o desejo de estudar na Instituição é antigo. “A PUC-SP é de grande importância na minha vida, sempre quis estudar aqui, porém comecei a trabalhar muito cedo e os planos de estudar foram adiados. Quando vim trabalhar aqui pude enfim fazer uma graduação na Universidade, que não tenho dúvida que foi a coisa mais importante que fiz em minha vida de estudos”, enfatiza.

Hoje, Oliveira cursa pós-graduação lato sensu em Pensamento Político Contemporâneo, na Unifai. O curso é oferecido aos funcionários da PUC-SP com bolsa integral pela Fundasp.

De marceneiro a advogado

Nilson Carmo não havia terminado o ensino médio quando começou a trabalhar como marceneiro no setor de Oficinas da PUC-SP, em 1996. “Naquela época, não existia o Prouni e o Enem. O acesso ao ensino superior era uma realidade muito distante para mim, assim como para muitas pessoas. Sabendo da possibilidade de fazer um curso superior aqui na Universidade com bolsa integral, terminei o ensino médio o mais rápido que pude”, comenta.

Carmo utilizou sua primeira bolsa de estudos na PUC-SP com o bacharelado em Comunicação e Multimeios, em seguida, cursou pós-graduação lato sensu em Especialização em Administração de Empresas. Para ele, a continuação nos estudos significou uma mudança de paradigmas. “Abriu portas para um novo mundo. Através dos estudos, tive a oportunidade de mudar de profissão e cargo dentro da Universidade”, afirma.

Em agosto de 2022, Carmo se formou em Direito pela Universidade Zumbi dos Palmares e, em janeiro de 2023, foi aprovado pelo Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Graças à oportunidade que a PUC-SP me proporcionou no passado, seja através do ensino, da biblioteca e dos eventos extracurriculares em que participei”, reitera.

Carmo afirma que a Universidade foi essencial em sua trajetória acadêmica e que sem as bolsas de estudos, seu orçamento familiar ficaria comprometido. “Quando você estuda na PUC-SP, você não sai apenas com uma formação técnica, mas também humanista, através da pluralidade que é a nossa universidade. Isso me deu base para seguir novos desafios”, acrescenta.

Hoje, o advogado é analista pleno no setor do Espaço Físico da PUC-SP, e também cursa pós-graduação lato sensu em Pensamento Político Contemporâneo na Unifai. Ele comenta que desde fevereiro advoga e dá consultoria jurídica nas horas livres, e que em breve pretende ingressar no Mestrado em Direito.

Um processo contínuo de aperfeiçoamento

Luanda Ferraz, funcionária da Assessoria de Pesquisa no campus Monte Alegre, já possuía graduação em Letras pela Universidade Paulista (UNIP) quando entrou na PUC-SP. Com a bolsa oferecida pela Instituição ela se especializou em Língua Portuguesa e fez mestrado no Programa de Educação, História, Política, Sociedade.

Luanda conta que a continuação nos estudos foi muito importante para seu crescimento pessoal. “Me proporcionou repensar minhas habilidades, ampliar meu conhecimento e reconhecer a importância do desenvolvimento de competências de práticas organizacionais”, comenta.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o conhecimento em sua área de atuação profissional, a colaboradora pretende iniciar o doutorado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Ela reitera que no Brasil as oportunidades de qualificação profissional oferecidas nas empresas são muito restritas. “Na PUC-SP isso não ocorre, temos acesso a qualificação acadêmica de excelência em diversas áreas do conhecimento. Dito isso, para mim a Universidade exerceu e exerce um importante papel na garantia da continuidade de um processo contínuo de formação e aperfeiçoamento”, finaliza.

Crescimento pessoal e profissional

“A PUC-SP com sua excelência acadêmica, me proporcionou crescer, aprender e buscar novos desafios em meu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma Rita de Cassia Dias Miyagui, assistente de direção da Faculdade de Teologia, no campus Ipiranga.

Rita entrou na Universidade como funcionária com 19 anos e não possuía graduação. Com a bolsa, cursou Secretário Executivo Bilíngue e especialização lato sensu em Administração de Empresas. “O estudo fez eu ter a certeza do que eu gostaria de ser e fazer. No segundo ano fui aprovada na vaga de Assistente de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Fui assistente de Coordenação por quase 10 anos. Foi lá que eu aprendi a colocar em prática e me aperfeiçoar na minha profissão”, afirma.

A assistente de direção também reitera que se a Universidade oferecesse mais bolsas, continuaria estudando.

A base da mudança está na educação

Helma Regina Saturnino Leite, bacharel em Administração de Negócios pela Universidade de Sorocaba e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios, cursou especialização em Gestão das Organizações de Saúde. Hoje, exerce a função de analista de qualidade no Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba. De acordo com Helma, a especialização que cursou com a bolsa da Universidade ajudou a elucidar os processos relacionados aos setores assistenciais do hospital, bem como a dinâmica da gestão hospitalar.

Helma conta que cursar com a bolsa da Instituição foi uma grande conquista e que é extremamente grata pela oportunidade. Ela fomenta que o próximo passo é fazer inscrição para o mestrado profissional em Educação das Profissões de Saúde ou em Administração, em 2024.

“A Educação é um norte que propicia para o cidadão dignidade e clareza diante da construção da opinião e julgamento baseado não só nas questões da experiência individual de vida de cada um, mas no conhecimento científico e dados fidedignos”, afirma.

Primeira da família a conquistar um diploma acadêmico

“Só a educação pode transformar a vida de uma pessoa. A minha vida foi totalmente transformada por meio da educação. Hoje, tenho a oportunidade de ser professora e contribuir com a Educação do nosso país. Me sinto grata e honrada com a possibilidade de contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos meus alunos.”

Gislene Souza Borges Rocha, do campus Marquês de Paranaguá, começou a trabalhar na PUC-SP em 2006 como telefonista, em 2007 iniciou no curso de Administração. Um ano depois, Gislene foi transferida para a Secretaria da Graduação de Exatas e em 2010 promovida para Analista Acadêmico. Seguindo o ritmo de promoções, em 2011 foi transferida para o Expediente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.

“Obviamente, para um funcionário receber uma promoção diversas características e habilidades são avaliadas. Mas toda essa trajetória só foi possível porque estava cursando a graduação, uma vez que é pré-requisito para a vaga de analista”, afirma Gislene.

Em 2019 Gislene cursou mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD). Mesmo já tendo atingido o número máximo de bolsas, a analista pretende continuar estudando na PUC-SP. “Interromper os estudar não está nos meus planos”, comenta.

“Na área administrativa, o mestrado me proporcionou um olhar mais abrangente para a realização das minhas atividades e também o desenvolvimento de novas habilidades, tanto Hard Skills como Soft Skills. Além de conseguir auxiliar a Direção de Faculdade e Coordenações com uma percepção não somente técnica, mas acadêmica também. Me sinto uma funcionária mais completa e preparada para os desafios diários“, afirma Gislene. 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.