Graduação em “Letras – Português e Inglês – Licenciatura” recebe nota máxima do MEC

Curso foi avaliado para reconhecimento com nota 5

por Redação | 22/05/2024

O MEC acaba de avaliar para reconhecimento com a nota máxima 5 a graduação em “Letras – Português e Inglês – Licenciatura” da PUC-SP. Implantado em 2021, com um projeto inovador, o curso formará este ano sua primeira turma.

A pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini afirma que o relatório de avaliação para reconhecimento do curso confirmou a percepção que já existia na Universidade. “Ele é muito consistente, tem um corpo docente com muita experiência, dedicado, que traz inovação em seu projeto pedagógico, e isso foi destacado inclusive pelos avaliadores. O curso inova nas práticas pedagógicas”, salienta a docente.

“Sabemos que é uma área difícil de atuação profissional no país e no mundo. Além disso, em especial no Brasil, com enormes desafios do ponto de vista normativo. Mas nosso curso tem conseguido passar por todas essas dificuldades com muita coesão e trabalho conjunto, oferecendo uma formação compatível com as necessidades atuais. É com muita alegria que temos esse resultado e que vemos o reconhecimento de um trabalho sério de um dos cursos mais antigos e tradicionais de uma das áreas fundantes da PUC-SP”, finaliza a pró-reitora.

Diploma com excelência

“Este é um momento de grande comemoração e de agradecimento a todos os envolvidos no processo que levou à nota máxima. Nossos primeiros formandos já obterão seu diploma com a excelente avaliação para reconhecimento do MEC. Esta conquista nos deixa muito felizes por sabermos que estamos implantando algo diferenciado na PUC-SP, em acordo com as políticas acadêmicas da universidade, e que podemos contribuir realmente para a formação de professores, num mundo com tantos desafios como o que vivemos”, afirma a profa. Sueli Marquesi, coordenadora do curso.

“A nota recebida significa não apenas sermos um curso de excelência, mas também uma referência para outros cursos na área. É uma grande conquista para todos nós, seus professores, alunos e instituição, que nos empenhamos dia a dia para manter viva uma proposta atualizada e arrojada de formação de professores de línguas”, afirma a vice-coordenadora, profa. Maria Fachin Soares.

O diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla), prof. Fabio Cypriano, também comemorou a conquista. “A nota 5 dessa licenciatura mostra o empenho das professoras e professores do curso, seus alunos e alunas e o suporte da universidade”, ressaltou.

Metodologias ativas e experiência profissional

O processo de ensino e aprendizagem do curso da PUC-SP realiza-se, desde o início, por meio de metodologias ativas, que pressupõem interação e participação dos estudantes em salas de aulas, laboratórios, ambientes virtuais de aprendizagem, escolas do ensino básico, grupos de pesquisa e núcleos de extensão. Os docentes têm larga experiência na área, bem como produção científica consolidada.

O estágio tem início no primeiro período e, a partir do terceiro período, inicia-se o estágio supervisionado em instituições parceiras. “Por meio das atividades de estágio, promove-se a vivência da realidade escolar, a participação em conselhos de classe/reuniões de professores e a relação entre a Universidade e as escolas. A parceria com escolas de Educação Básica possibilita o desenvolvimento, a testagem, a execução e a avaliação de estratégias didático-pedagógicas, vivências que possibilitam a relação entre teoria e prática”, afirmam as coordenadoras.

Saiba mais

Clique aqui e saiba mais sobre a graduação em "Letras – Português e Inglês – Licenciatura".