Grupo de Pesquisa apresenta resultados de projeto sobre lideranças políticas

Trabalho foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp, Pós em Ciências Sociais), coordenado pela profa. Vera Lucia Michalany Chaia

por Redação | 19/11/2021 - 00h

O Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp, Pós em Ciências Sociais), coordenado pela profa. Vera Lucia Michalany Chaia, apresenta alguns resultados do projeto Lideranças políticas: “características e questões institucionais.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto teve início em julho de 2013 e foi concluído em 2019. O objetivo geral, segundo a profa. Vera, foi o de aprofundar o estudo sobre o tema das lideranças políticas no Brasil, recuperando historicamente o surgimento dessas lideranças, problematizando o seu significado e buscando compreender o sentido histórico e as características pessoais e contextuais desses líderes.

“O projeto, formulado na esteira das grandes manifestações daquele ano – as famosas Jornadas de Junho de 2013 – teve como objetivo detalhar as características das lideranças políticas (tanto das que estavam no poder quanto das que começavam a emergir naquele momento) e investigar como elas se estruturavam, se posicionavam e agiam em termos institucionais e coletivamente”, afirma a coordenadora.

Para alcançar os objetivos propostos, ao longo dos quatro anos de projeto temático, o Nemap trabalhou com os debates teóricos que envolvem o tema; a construção de um banco de dados, abrangente, com lideranças políticas históricas e atuais; a coleta de informações sobre a trajetória das lideranças e a percepção destas sobre o significado do termo e a construção da política brasileira contemporânea; e o agendamento e realização de entrevistas com lideranças e agentes políticos de atuação extra-parlamentar (coletivos e movimentos sociais).

“Apresentamos alguns produtos de nossa pesquisa: o Banco de Dados e o nosso canal no YouTube, que contém as entrevistas que realizamos durante este período. Também devemos destacar que recebemos verba do PIPEq - Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq) da PUC-SP, que financiou o desenvolvimento do Banco de Dados da pesquisa. O livro de nossa pesquisa, com os resultados gerais, ficará pronto em meados de novembro e está sendo editado pela Educ, com financiamento da Fapesp, tendo sido organizado por mim, Rosemary Segurado e Tathiana Senne Chicarino”, afirma a profa. Vera.

 

Veja abaixo alguns links de interesse

Neamp

Banco de Dados

Canal do Neamp no Youtube

Apresentação de alguns resultados da pesquisa

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.