Guia da Faculdade 2021: PUC-SP tem 22 cursos de graduação com quatro estrelas

Publicação foi feita em parceria pelo jornal O Estado de S. Paulo e a Quero Educação

por Redação | 09/11/2021

A PUC-SP tem 22 cursos de graduação com quatro estrelas no Guia da Faculdade 2021. A publicação, feita em parceria pelo jornal O Estado de S.Paulo e a Quero Educação, coloca a Universidade na primeira posição entre as instituições de ensino superior privadas do Brasil, dividindo a posição com a PUC-RS. 

Ao todo, 30 cursos de graduação foram estrelados. Como recebeu a nota máxima em sete deles, a PUC-SP se destacou entre as universidades privadas, obtendo o maior índice de cursos com 5 estrelas (23%).

Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP está com inscrições abertas até 23/11. 

 

Cursos com 4 estrelas

Ciências Atuariais

Com corpo docente qualificado, o curso de Ciências Atuariais oferece uma sólida formação ao estudante, que conclui a graduação preparado para encontrar soluções em cenários de risco em empresas de seguro, previdência, finanças, entre outras áreas de atuação.

“Recebemos com muita satisfação as quatro estrelas obtidas pelo curso de Ciências Atuariais no Guia da Faculdade 2021. Este resultado é produto dos esforços realizados pelos professores que ministram aulas nesse curso e reforça a necessidade de continuar nosso aperfeiçoamento. A realização e divulgação desse tipo de pesquisa é fundamental para que o aluno possa ter mais e melhores elementos para escolher a carreira que melhor se adequa a seu perfil”, afirma o professor Luis Ortiz Flores, coordenador do curso de Ciências Atuariais.

Ciência da Computação

Há mais de 30 anos, o curso de Ciência da Computação da PUC-SP forma profissionais aptos a se engajarem em projetos inovadores e na resolução de problemas computacionais em áreas como Inteligência Artificial, computação gráfica e processamento de imagens, arquitetura de computadores, banco de dados e engenharia de software. 

“A qualificação de quatro estrelas recebida do Guia da Faculdade 2021 demonstra a excelência do Projeto Pedagógico do curso de Ciência da Computação da PUC-SP. O curso está há mais de 30 anos formando profissionais que atuam nas principais empresas de tecnologia, nos centros de pesquisa, universidades no Brasil e no exterior. Oferece disciplinas que favorecem a interdisciplinaridade, novas competências e habilidades, possibilitando a formação de indivíduos capazes de enfrentar os desafios da computação das próximas décadas.

A reforma do projeto pedagógico do curso, realizada recentemente, adota a taxonomia de Bloom revisada como elemento norteador de organização e concepção dos componentes curriculares do curso. O corpo docente é altamente qualificado (doutores e mestres) e com experiência na indústria de tecnologia e de pesquisas na área da Computação.

O curso é oferecido no período matutino (reconhecidamente mais produtivo) e com o número máximo de 50 alunos por sala de aula e 25 por laboratório. Para os alunos do curso, são disponibilizadas bolsas de iniciação científica PIBIC-CEPE (PUC-SP) e PIBIC-CNPq. Na matriz curricular, possui disciplinas específicas de Orientação Profissional e Empreendedorismo e oferece outras que trabalham a formação ética e humanística do aluno. A integração com o mercado de trabalho é reforçada pelas parcerias acadêmicas estratégicas com as principais empresas de tecnologia (IBM, SAP, Oracle, AWS, Microsoft, CISCO, entre outras)”, afirma o professor Julio Arakaki, coordenador do curso de Ciência da Computação.

Comunicação e Multimeios

O curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP proporciona aos estudantes o aprendizado interdisciplinar de saberes e competências nas áreas de design, audiovisual e mídias e o entendimento dos processos que envolvem linguagens como documentário, filme-ensaio, podcasts, redes sociais, webseries, ilustrações e visualização de dados, entre outras.

“É muito importante a atribuição de quatro estrelas para o curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP pelo Guia da Faculdade 2021. Esta nota reflete a excelência do curso, que em seus 21 anos de existência tem se mantido na vanguarda do ensino das novas tendências da comunicação, proporcionando aos seus estudantes uma aprendizagem crítica, criativa e atualizada. O curso mistura teoria e prática, num trajeto que passa pelas linguagens do design, do audiovisual e das mídias, permitindo que o aluno tenha uma visão ampla das relações entre essas áreas”, ressalta o professor Marcus Vinicius Fainer Bastos, coordenador do curso de Comunicação e Multimeios.

Enfermagem

Por meio de metodologias ativas, que privilegiam a articulação entre teoria e prática, o curso de Enfermagem capacita os estudantes para lidar com desafios profissionais diversos, valorizando a segurança do paciente e a gestão de riscos.

“O curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, campus Sorocaba, recebeu com imensa satisfação o resultado 4 estrelas da avaliação do Guia da Faculdade 2021.Este resultado é o reconhecimento do trabalho empenhado pelos docentes, gestores e estudantes para buscar um nível de excelência na formação de profissionais de Enfermagem. Buscamos desenvolver conhecimentos baseados em evidências científicas, aliado aos valores humanísticos e éticos, marca de um curso tradicional, com quase 70 anos de experiência na formação de enfermeiros”, afirma a professora Janie Maria de Almeida, que coordena o curso de Enfermagem.

Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia da PUC-SP, um dos primeiros do Brasil, possui o diferencial de ter um currículo integrado com o curso de Fisioterapia, com 30% de suas disciplinas oferecidas conjuntamente, o que permite que profissionais formados em um dos dois cursos ingressem na outra graduação e a concluam em menos tempo.

“Foi com muita alegria que nós, professores, alunas e alunos do curso de Fonoaudiologia da PUC-SP recebemos a informação de que nosso curso, uma vez mais,  ganhou quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade 2021. Afinal, às vésperas de comemorarmos 60 anos de criação do curso (1962), temos visto, com orgulho, muitos dos nossos alunos ocupando lugar de destaque nas áreas de Linguagem oral e escrita, Audição, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia e Saúde Coletiva.  Nesta última, eles conquistam mais espaço a cada dia e muitos estão em cargos de gestão. A empregabilidade de nossos formandos  está, atualmente, acima  de 90%. Tudo isso é fruto da experiência de um corpo docente composto por pesquisadores reconhecidos e de uma formação que privilegia a forte articulação entre teoria e prática, bem como a integração das diferentes especialidades num trabalho interdisciplinar. Muitos  depoimentos podem ser vistos em nosso perfil no Instagram”, afirma a professora Léslie Piccolotto Ferreira, que coordena o curso de Fonoaudiologia.

História (Licenciatura e Bacharelado)

O curso de História é norteado pela necessidade de capacitar os estudantes para responderem aos desafios do mundo contemporâneo e aos impactos gerados pela ampliação do território do historiador-professor. 

“O curso de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP obteve nota quatro no Guia da Faculdade 2021 e esta nota que muito nos orgulha, expressa a excelência dos dois cursos que preparam os alunos para a pesquisa, para o ensino e para o mercado de trabalho”, ressalta a professora Mariza Romero, coordenadora do curso de História.

 

Administração

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Ciências Sociais

Comunicação das Artes do Corpo

Design             

Engenharia Biomédica

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Fisioterapia

Jornalismo

Letras - Língua Inglesa - Tradução Inglês/Português

Medicina

Publicidade e Propaganda

Teologia

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.