"Histórias Reais" recebe autor de livro sobre imigração sírio-libanesa

Programa entrevista autores para falar sobre processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais

por Redação | 19/10/2021

O programa Histórias Reais do dia 20/10 recebe o jornalista e escritor Diogo Bercito, ex-correspondente internacional da Folha de S.Paulo e autor do recém-lançado Brimos: imigração sírio-libanesa no Brasil e seu caminho até a política (editora Fósforo). O livro conta a história da imigração sírio-libanesa com enfoque em famílias que se notabilizaram na política brasileira, como Maluf, Haddad, Kassab, Temer, Boulos e Feghali.

Em uma pesquisa sólida que envolveu várias viagens ao Líbano, Bercito apresenta personagens como Habib al-Haddad, o avô do ex-prefeito Fernando Haddad, que protagonizou episódios heroicos no vilarejo de Ain Ata, onde era um padre greco-ortodoxo. Outra figura de destaque é a tia de Jandira Feghali, Jeanette Feghali, uma diva do cinema e da música conhecida até hoje como “a Imperatriz”.

Um dos jornalistas brasileiros que mais conhecem o Oriente Médico, Bercito foi correspondente em Jerusalém e Madri antes de se radicar em Washington, onde faz doutorado em estudos árabes pela Universidade Georgetown. Ele é o 20º entrevistado do Histórias Reais, programa produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, ambos jornalistas e professores do curso de Jornalismo.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa permanece disponível na plataforma de streaming da PUC-SP, o PUC Play.