‘Histórias Reais’ recebe ex-aluno premiado com livro sobre as Malvinas

Jornalista Eduardo Gayer, hoje repórter do Grupo Estado, fala também sobre a cobertura da Guerra da Ucrânia

por Redação | 26/04/2022

A próxima edição do programa Histórias Reais, que vai ao ar dia 26/4, recebe o ex-aluno do curso de Jornalismo Eduardo Gayer, autor do livro-reportagem Outra Guerra das Malvinas: os corpos identificados 36 anos após o conflito. Premiada em 2018 pela Amazon, a obra tem seu interesse renovado neste mês, quando se completam 40 anos do conflito que opôs a agonizante ditadura argentina à poderosa Inglaterra de Margareth Thatcher.

Gayer conta os desafios e motivações do trabalho que, ainda como estudante, o levou ao longínquo e inóspito arquipélago para acompanhar a cerimônia de identificação dos corpos até então enterrados sob os dizeres “soldado argentino sólo conocido por Dios”. Repórter do Grupo Estado, o jornalista relata também a experiência recente de cobrir a Guerra da Ucrânia direto de Kiev, onde esteve no início do conflito.

“Eu não tive o objetivo de fazer um reality show de bomba”, disse Gayer, referindo-se à determinação – dele e do Grupo Estado – de voltar ao Brasil o mais rápido possível e em condições seguras.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, as entrevistas abordam diferentes aspectos do processo de produção, como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

O programa é exibido toda quarta-feira, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30), domingos (14h30), segundas (14h) e terças-feiras (10h30). Todas as edições estão disponíveis na plataforma de streaming da PUC-SP, PUC Play.