Integração: evento une graduação em Comunicação e Multimeios e Pós em Literatura e Crítica Literária

Parceria realizará a palestra “Design como agenciador de diferentes áreas e práticas de projeto. A inovação do projeto PLIT — Programa-Laboratório Integrado Transdisciplinar no PPG-LCL"

por Redação | 26/09/2024

O curso de Comunicação e Multimeios e o Pós em Literatura e Crítica Literária fizeram uma parceria para realizar a palestra Design como agenciador de diferentes áreas e práticas de projeto. A inovação do projeto PLIT — Programa-Laboratório Integrado Transdisciplinar no PPG-LCL.

O tema será abordado pela pesquisadora Michaella Pivetti (foto), dia 2/10, às 14h, no campus Monte Alegre, auditório 100 (1º andar, prédio novo). A palestra é um relato de percurso de seu pós-doutorado na PUC-SP, no qual ela vem atuando de forma a explorar o design como um agenciador entre diversas áreas, como a comunicação e a literatura.

Michaella é curadora do PLIT, uma plataforma que vem realizando eventos com recortes transdisciplinares, buscando um novo formato de pesquisa acadêmica que incorpora os processos do design ao pensamento conceitual. Para o prof. Marcus Bastos, coordenador do curso de Comunicação e Multimeios, este tipo de aproximação entre graduação e pós, e também entre áreas diferentes, é muito importante para promover um diálogo mais amplo dentro da Universidade.

O prof. Fabio Lucas, coordenador do Pós em Literatura e Crítica Literária, considera que Michaella realiza um projeto que "vive intensamente o elo transdisciplinar entre os saberes e tem o mérito de repensar a universidade, juntando a graduação e a pós nessa articulação entre os múltiplos meios da literatura e da comunicação”.

Ponte inovadora

Supervisora do projeto, a profa. Diana Navas (foto) considera que a palestra se destaca por promover a colaboração entre graduação e pós-graduação, criando uma ponte inovadora entre diversas áreas do conhecimento, como design, comunicação e literatura. "Essa articulação transdisciplinar não só enriquece a pesquisa acadêmica, mas também abre novas possibilidades de ensino e prática, conectando alunos e pesquisadores em um esforço conjunto para pensar o design como uma ferramenta conceitual e criativa, capaz de transformar e integrar diferentes campos do saber”.

A palestrante afirma que, mesmo embrionário, o Programa-Laboratório é uma proposta inédita de projeto, tanto na formação em literatura quanto em outros Programas de Pós-graduação de que se tenha conhecimento no Brasil e no exterior. "Não se trata de uma omnipresença do design, mas de um pensamento integrador que orienta de maneira criativa e aberta todas as possíveis práticas e relações do sistema universitário — para pensar e fazer ciência como um projeto educacional global, em perspectiva de inovação e bem-estar social”, ressalta Michaella.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Comunicação e Multimeios