Ligas da FCMS promovem simpósio sobre violência

por Redação | 11/06/2020

As Ligas Acadêmicas de Medicina da Família e Comunidade e de Semiologia, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), realizarão entre 15 e 17 de junho, sempre das 17h às 19h30, o simpósio "O seu silêncio também é violência”. A atividade será realizada dentro da plataforma Teams e limitada a 200 participantes. O detalhamento para a inscrição está no final deste texto. Clique aqui para ver reportagem da mídia local que destaca o evento.

Os palestrantes do simpósio serão Gabriela Manssur, Saulo Ciasca, Amanda Melo King, Adson Passos, Mariana Ferreira e Rosane Borges, que, respectivamente, abordarão os seguintes temas: Feminicídio e Violência Doméstica; Violência contra Pessoas LGBTQI+; Outras Violências: A Construção da Exclusão; Reconhecendo e Lidando com a Violência contra Idosos; Identificação e Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes; e Necropolítica e Violência Racial.

As abordagens dos palestrantes estarão alinhadas aos contextos atuais de violência e à importância das atitudes individuais no combate a esse problema. Na opinião dos organizadores do simpósio, historicamente encontra-se na sociedade um cenário impactado por diversas formas de violência e que persistem até os dias atuais. Assim, apenas ser contra não é suficiente, é preciso intervir diante de uma situação dessa natureza e nunca permanecer em silêncio para que haja uma mudança no cenário.

Inscrições e transmissão
As inscrições são limitadas à quantidade de 200 e devem ser feitas neste link.

Já a transmissão será pela plataforma Teams. O link de acesso será disponibilizado nos dias dos eventos pelo grupo formado no WhatsApp e pelas redes sociais das ligas organizadoras (Instagram: @ligamedicinadefamiliapucsp / @ligasemiosorocaba) e Facebook: Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade PUC-SP / Liga de Semiologia Sorocaba).

Palestrantes
Gabriela Manssur – Promotora de Justiça formada pela PUC-SP; especialista em violência doméstica pela Università di Roma (Itália); integrante do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo; idealizadora do projeto Justiceiras; professora de Direito Digital (Insper) e do curso online Lei Maria da Penha e Direito das Mulheres (Faculdade Damásio Educacional).

Adson Passos – Médico graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; pós-graduado em Cuidados Paliativos e doutorando pela USP, com linha de pesquisa em quedas e depressão em idosos.

Marina da Silva Ferreira – Médica formada pela Universidade de Marília, com residência em Medicina Legal e Perícias Médicas pela USP; legista da Sexologia Forense de São Paulo; professora da Acadepol/SP; sexóloga criminal especializada em Sexualidade Humana e Bioética pela USP; e idealizadora e voluntária na ação social de prevenção à violência sexual denominada Pró-Dignidade Sexual (Prodigs).

Rosane Borges – Jornalista; pesquisadora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais da ECA-USP; doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP; autora de diversos livros (dentre os mais recentes estão “Esboços de um Tempo Presente” e “Mídia e Racismo”).

Amanda Melo King – Bacharel em Comunicação Social pela PUC Campinas; mestre em Antropologia Social e Cultural sobre o Racismo no Brasil pela Universidade de Strasbourg (França); doutoranda no programa Saúde Global e Sustentabilidade da Escola de Saúde Pública da USP; integrante dos Médicos sem Fronteiras; e ex-membro do Conselho Administrativo da entidade no Brasil entre 2017 e 2019.

Saulo Ciasca – Médico formado pela USP, com residência em Psiquiatria pela mesma instituição; professor de cursos de pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Salesiana e IBCMED; membro do World Professional Association for Transgender Health e da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB; colaborador e pesquisador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria da USP; professor na Uninove; e titular do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.