Luto: padre João Edênio Reis Valle

Pe. Edênio era professor de pós-graduação no Programa de Ciência da Religião da PUC-SP desde 1969

por Redação | 30/10/2023

A PUC-SP lamenta o falecimento de padre João Edênio Reis Valle, aos 87 anos, na manhã deste sábado (28/10), em São Paulo. A missa de corpo presente, o velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, zona sul de São Paulo, neste domingo (29/10).

Foi figura central na resistência à ditadura e no enfrentamento da violência contra a PUC-SP quando da invasão policial em 1977, ao lado da reitora Nadir Kfouri.

A reitora Maria Amalia Andery, em viagem oficial ao exterior, lamentou profundamente a morte de pe. Edênio. “Quem conheceu padre Edênio gostava dele. Foi fundamental para a PUC-SP e para a igreja em São Paulo. Vai-se uma luz. Fica para cada um de nós um exemplo. Fará falta.”

Padre Edênio foi vice-reitor Comunitário por duas gestões (1976 e 1984) e recebeu o título de Professor Emérito da Universidade em 28 de outubro de 2015.

Desde 1969 era docente na PUC-SP e era associado do Departamento de Ciência da Religião. Lecionava Psicologia da Religião no Pós em Ciência da Religião, Programa que fundou e do qual foi coordenador. Publicou mais de cem artigos e dezenas de livros. Orientou dezenas de teses e dissertações.

Era graduado em Filosofia pelo Seminário do Espírito Santo (1957), graduado em Teologia pelo Phylosophisch Theologische Hochschule Sankt Augustin (1961), graduado em Pedagogia pela Pontifícia Università Salesiana (1965) e tinha especialização em Psicologia com doutorado em Pedagogia no Instituto de Psicologia da Pontifícia Università Salesiana de Roma-Itália (1974). Foi professor associado de Psicologia da Religião no Programa Pós-graduado de Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O jornal O São Paulo publicou uma matéria especial sobre o docente: clique aqui para ler.

Repercussão

Manifestações