PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Texto da ex-aluna Gabriella Beira
Gabriella Beira, ex-aluna do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP apresentará sua pesquisa na 22ª Conferência do International Observatory on Participatory Democracy (IOPD) da United Cities and Local Governments (UCLG) que, neste ano, terá como cidade anfitriã o Rio de Janeiro.
A aluna, que desenvolveu como sua pesquisa de mestrado uma análise sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas cidades latino-americanas com base em indicadores de igualdade de gênero, apresentará os resultados no painel "The localization of the Sustainable Development Goals in Latin America: An analysis based on gender equality indicators". Participam da mesa Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro, e Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L'Oreal, também ex-aluna da PUC SP.
A pesquisa foi orientada pela professora da graduação e do mestrado em Relações Internacionais Dra Terra Friedrich Budini, que também coordenou o grupo de pesquisa “A territorialização de indicadores internacionais de governança em políticas locais: um estudo a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, contemplado pelo Edital Pipeq 9102/2020, do qual a aluna fez parte. Para a professora, "A pesquisa da Gabriella é representativa de uma abordagem que está bastante presente em nosso mestrado, que é trazer um olhar das relações internacionais para a formulação de políticas em múltiplos níveis de governo. Temas centrais da atualidade, como a crise climática ou a agenda da sustentabilidade de forma mais ampla, exigem esse olhar".
"Os desafios que enfrentamos como comunidade global demandam respostas multissetoriais e, por isso, acredito ser importante conectar a pesquisa de mestrado aos desafios que governos e organizações enfrentam. Acredito que a formação no mestrado da PUC SP capacitou-me com conhecimento teórico aprofundado para contribuir com o desenho de políticas sistêmicas mais sustentáveis, humanas e inovadoras", afirma Gabriella.
A 22ª Conferência IOPD acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, no Rio de Janeiro, e reunirá lideranças e especialistas nos temas de diversidade, inclusão e transparência, além de governos locais e agências internacionais como UNICEF e ONU-Habitat. A programação pode ser acessada aqui.