Luto: prof. Carlos Gardin

Docente era ligado ao Depto. de Artes

por Redação | 26/08/2024

A PUC-SP lamenta o falecimento do prof. Carlos Gardin (Comunicação), ocorrido no último dia 24/8. O velório e o sepultamento foram realizados em 25/8.

O docente dava aulas na Universidade desde 1978 e estava vinculado ao Depto. de Artes. Além de professor do curso de Jornalimo e um dos criadores da graduação em Comunicação das Artes do Corpo, Gardin foi direitor do grupo de teatro Trupitê, do Tuca, por duas décadas (a partir de 1990).

Ao jornal PUC Viva, o prof. Fabio Cypriano, atual diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) e ex-aluno de Gardin na graduação em Jornalismo, afirmou: "quem estudou Jornalismo na PUC-SP nos anos 1980 e 1990, como eu fiz, jamais vai esquecer do professor Carlos Gardin, que morreu no último domingo aos 75 anos. Gardin dava aulas no primeiro ano e nos convocava à criatividade e ousadia, em exercícios de teatro, que desestabilizavam bastante a sisudez contra-hegemônica do Jornalismo, além de seu humor sarcástico e seu rigor acadêmico. A Semiótica era uma nova lente pela qual se podia ver o mundo e para nós, adolescentes ainda em formação, uma nova forma de perceber o mundo. Primeiridade, secundidade e outras ades eram motivo de intensos debates e quase um divisor entre os que defendiam apenas as técnicas do jornalismo contra as abstrações percianas".