Mestrando faz estágio de pesquisa em universidade da Inglaterra

Discente teve parte de sua dissertação publicada como artigo em revista filosófica avaliada como A3 pela CAPES

por Renata Nascimento | 10/05/2023

Gustavo Ruiz da Silva é graduado em Ciências Sociais, membro do Grupo de Pesquisa Michel Foucault do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Grupo de Trabalho Ética e Filosofia Política. Na primeira semana de maio, defendeu sua dissertação de Mestrado no Programa de Estudos Pós-Graduados (PEPG) de Filosofia, sob orientação da profa. Yolanda Gloria Gamboa Muñoz. Sua banca foi composta pelos professores Márcio Alves da Fonseca, pró-reitor de Pós-Graduação, e da profa. Luiza Margareth Rago, do Depto. de História da Universidade de Campinas (Unicamp).

Para o desenvolvimento do Mestrado, Ruiz realizou um estágio de pesquisa na Universidade de Warwick, na Inglaterra. Lá, assistiu a seminários e fortificou redes acadêmicas nas faculdades de Artes e Ciências Sociais. O pesquisador comenta que o estágio internacional foi algo planejado desse o início do Mestrado. “Eu já tinha em mente que gostaria de ter a oportunidade de estudar fora durante a pós-graduação e aplicar o que estava aprendendo em um ambiente acadêmico internacional. Tive a sorte da PUC-SP ter me outorgado uma bolsa CNPq e de também ter uma orientadora que me ajudou em todos os passos e processos para que eu conseguisse ir para lá. A partir daí, comecei a me preparar para o desafio de me adaptar a uma nova cultura acadêmica, mas também de ter uma nova oportunidade de aprendizado com pessoas de diferentes partes do mundo”, afirma.

Uma parte de sua dissertação foi publicada como artigo na revista Opinião Filosófica, avaliada como A3 pela CAPES. “A nota significa que o periódico em que o meu artigo foi publicado é considerado de excelente qualidade. Periodicamente, a CAPES avalia todos os revistas em A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4 e C, em ordem decrescente de prestígio. Logo, este é um reconhecimento muito importante para o meu trabalho. A repercussão foi bem positiva, desde a publicação”, comenta Ruiz.

O discente afirma que seu trabalho está sendo recebido por um público amplo. “Eu já tenho quatro citações por diferentes pesquisadores, inclusive de textos de fora do Brasil também, coisa que eu nunca esperaria”, conclui.

O título da dissertação: Elegia e Relatografia: Paul Veyne e seus devires filosóficos remete ao objetivo central da pesquisa, que foi entender como o historiador-filósofo francês se utiliza dos poemas elegíacos para formular uma nova forma de se pensar a historiografia. “Minha pesquisa foi feita e defendida no PEPG de Filosofia, o foco foi no que entendemos como História da Filosofia, mais particularmente, como filósofos escrevem uma História Oficial da Filosofia ao escrever sobre outros filósofos”, comenta.

Trajetória acadêmica de sucesso

Durante o período de Mestrado, Ruiz e Matheus Oliveira, ex-aluno de Ciências Sociais, realizaram uma entrevista com a ex-reitora e coordenadora de PEPG em Ciências Sociais, Maura Pardini Bicudo Veras. O texto foi publicado na Revista Plural da Universidade de São Paulo, avaliada como A3 pela CAPES.

O mestrando também realizou a tradução de um texto inédito em língua portuguesa, em coautoria com Alexandre Tranjan, doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Universidade de São Paulo (USP). A tradução Nietzsche e Clausewitz: A Guerra, de Georges Batailles foi publicada na Revista Estudos  Nietzsche, avaliada como A4 pela CAPES.

Ruiz e Mauricio Pelegrini (doutorando em História na Unicamp) traduziram seis capítulos do livro Michel Foucault: Devir do Pensamento e Multiplicação de Práticas. Os capítulos, originalmente escritos em inglês, francês e espanhol, são de autoria de pesquisadores filiados na França, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos. A tradução foi um acordo multilateral com pesquisadores da PUC-SP, Unicamp e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além disso, realizou também uma resenha do livro O livro das noites: memória – escritura – melancolia, da profa. de Ciências Sociais Mariza Werneck, divulgado pela editora da Universidade. A resenha foi publicada na revista Literatura em Debate, avaliada como A4 pela CAPES.

Continuação nos estudos

Na segunda semana de maio, Ruiz foi aprovado para participar da Escola de Verão do Centro Interdisciplinar de Estudos Latinoamericanos, na Universidade de Bonn, na Alemanha. A bolsa de estudos é uma cooperação entre a Universidade de Bonn e o Banco Santander. O tema de pesquisa deste ano é Novos feminismos na América Latina, e foca na interseccionalidade com movimentos LGBT+. “O objetivo é o contato entre pesquisadores da América Latina e Europa, visando a escrita de artigos acadêmicos que serão publicados pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Latinoamericanos”, afirma.

O discente comenta que pretende continuar estudando. “Atualmente, estou me preparando para ingressar no doutorado, novamente no PEPG de Filosofia. Meu novo projeto continua visando interseccionalizar as áreas de História, Filosofia e Literatura a partir de Paul Veyne, e espero conseguir bolsa do departamento para continuar minha pesquisa. Acredito que essa abordagem que eu mencionei é uma área com constantes inovações e com muitas questões importantes a serem exploradas, por isso gostaria de me dedicar a ela nos próximos anos”, finaliza Ruiz.

Confira os trabalhos do discente

Nietzsche e Clausewitz: a guerra

Paul Veyne e a revolução da história: possibilidades em meio ao debate filosófico

Vida, obra e conjuntura: entrevista com a professora Maura Pardini Bicudo Véras