Micronarrativas: vídeos trazem relatos de estudantes durante a pandemia

Projeto está aberto para novas produções e integra ações da Universidade para criar espaços de convivência e afetos durante a pandemia

por Redação | 06/11/2020

Vídeos curtos, sobre o tempo em que vivemos e que versam sobre experiências pessoais, do entorno dos estudantes e do mundo em transformação.  Assim é o Micronarrativas, que acaba de ser lançado e que pode ser acessado aqui.  Além da playlist no canal da TV PUC no Youtube, os vídeos também serão exibidos pelo Canal Universitário de São Paulo e ganharão espaço na plataforma PLAY PUC, atualmente em desenvolvimento pela DTI (Divisão de Tecnologia da Informação), TV PUC e ACI (Assessoria de Comunicação Institucional).

O Micronarrativas integra ações da Universidade para criar espaços de convivência e afetos durante a pandemia. Neste primeiro momento, participam estudantes de Jornalismo e de Comunicação em Multimeios, mas o projeto segue e está aberto a receber vídeos de alunas(os) dos demais cursos da PUC-SP e também de professores e funcionários. O objetivo é que todos possam manifestar, em vídeo, suas posições, vivências, sensações, sentimentos, perspectivas, perplexidades e leituras a partir deste surpreendente ano de 2020.

Coordenador do Micronarrativas, o prof. Julio Wainer (Faficla e TV PUC) afirma que considera muito relevante ter este espaço virtual para compartilhar descobertas positivas e negativas deste período da pandemia.

“Os estudantes da PUC-SP estão produzindo audiovisuais com muita autonomia, contando inclusive com pacote de software e laptops cedidos pela própria Universidade, em alguns casos. De todos os vídeos produzidos ao longo do semestre, selecionamos estas 14 narrativas curtas da playlist atual. Nelas, ora comentam algum assunto da atualidade, ora expressam alguma realidade interior, de confinamento e restrições. Por vezes, fazem pequenas séries, com personagens, lugares ou episódios de sua vida”, conta Wainer.

Para participar, é preciso enviar vídeos com qualidade narrativa, que expressem uma realidade “fria” (atemporal) e que tenha liberação de direitos autorais, tais como músicas e imagens de terceiros. É solicitado também um Termo de Autorização de Imagens pelo autor. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail web@tvpuc.com.br.