No Metaverso da Loucura: como o mercado se adapta para essa nova tecnologia

Prof. Claudir Segura explica como o metaverso pode ser utilizado para diferentes áreas em evento promovido pela TOTVS

por Redação | 20/06/2022

Por: Maria Luiza Oliveira, estudante de Jornalismo, 5º semestre

Nos dias 14 e 15/6 aconteceu em São Paulo, no Expo Center Norte, o Universo Totvs 2022 e contou com a participação do professor da PUC-SP, Claudir Segura para falar sobre o metaverso. O objetivo do evento foi trazer maiores informações para profissionais de TI, Administrativo/Financeiro, Startups, Operações, RH, Marketing e Vendas sobre tecnologias no mercado.

A participação do professor ocorreu no segundo dia e o tema da palestra foi no espaço Beer for Devs: No Metaverso da Loucura. Com apresentação André Noel e ao lado de Marcel Saraiva, Executivo de Contas da NVIDIA Entreprise e de Caio Jahara, Co-Founder e Growth Converge Metaverse, Claudir falou sobre as possibilidades de aplicação do metaverso em diferentes cenários, seja ele no mercado ou na academia.

Da esquerda para a direita: Caio Jahara, Marcel Saraiva, Claudir Segura e André Noel

“Esse tipo de evento é importante para criar a sinergia entre universidade e empresa para assuntos da vanguarda. E é muito importante ter um professor da universidade conversando e articulando com o mercado para avaliar e entender a consequência da tecnologia.” - relata Daniel Gatti, Diretor Adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP.

O Metaverso tem o propósito de quebrar as barreiras do espaço virtual e do físico, onde pessoas irão interagir através de avatares tanto via Realidade Virtual, Aumentada ou ainda estendida e que funciona como reflexo do mundo no qual a sociedade está inserida. Como dito no encontro pelos palestrantes, o metaverso já é uma realidade vista nos vídeos games, lançamento de produtos, e que o desenvolvimento deste "além" universo abre espaços e oportunidades nos mais diversos campos, como moda, design, educação, programação, entretenimento, comunicação, entre outros.

Aplicação do metaverso nos dias atuais

O Second Life é um ambiente 3D criado em 2003 por Philip Rosedele e se constituía em uma vida virtual, e que levava os jogadores a desenvolver atividades lucrativas. O jogo tem a sua própria moeda, o Lidall Dollar (L$) e tem a possibilidade de ser convertido em dólar.

Os palestrantes explicam que um dos motivos para a Second Life não ter dado certo é devido a falta de tecnologia e profissionais capacitados da época. Contudo, esse cenário é diferente para os dias atuais, uma vez que ambos os fatores já estão disponíveis no mercado e cada vez mais a tecnologia está sendo atualizada para proporcionar uma melhor experiência no metaverso para seus usuários.

Palestra “Beer for Devs: No Metaverso da Loucura” no evento Universo Totvs 2022

“Temos tecnologia disponível, profissionais e desenvolvedores altamente capacitados para acompanhar o metaverso” - diz Segura. Apesar disso, o professor faz uma ressalva da falta de valorização no âmbito nacional desses profissionais e da demora para implementar novas tecnologias no país, como o recurso 5G, que será fundamental para o funcionamento e ampliação desse conjunto de tecnologias.

Para aqueles que acreditam que o metaverso é uma realidade muito distante, e dificilmente fará parte dela, o professor afirma que hoje podemos considerar o metaverso como o início da Internet “Ninguém conseguia definir exatamente o que era, e como funcionava, mas quando percebemos, já estávamos lá dentro e fazíamos parte dela”. Não se trata do futuro. Falamos do presente. Bem vindo ao mundo dos universos incontáveis…