Nota de pesar: editor e livreiro José Xavier Cortez

por Redação | 24/09/2021

A PUC-SP lamenta a morte do editor e livreiro José Xavier Cortez (1936-2021), fundador da Cortez Editora e ex-aluno da Universidade, com a qual manteve estreita relação durante muitos anos. Cortez tinha 84 anos e faleceu na madrugada deste dia 24/9.

Em nota, a editora relembrou que Cortez, “como carinhosamente as pessoas o chamavam, saiu aos 17 anos do sertão nordestino, tornou-se em 1966 aluno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, começando assim sua exitosa carreira no mercado editorial como livreiro e editor. Sabemos o quanto análises e pesquisas na Educação Brasileira foram extensa e intensamente alicerçadas por José Xavier Cortez. Seu empenho transformou em livro ideias fundamentais para que a Educação fosse sonhada como instância de superação das desigualdades e de defesa da democracia”.

Para conhecer a trajetória de Cortez, clique aqui e assista ao documentário Semeador de Livros, dirigido por Wagner Bezerra e coproduzido pela TV PUC.