PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
O suplemento "Fé e Cultura" é um serviço que a PUC-SP presta à comunidade católica e à sociedade da cidade de São Paulo
O Núcleo de Fé e Cultura da PUC-SP é responsável pelo caderno Fé e Cultura do jornal "O São Paulo". "Esse suplemento do jornal é um serviço que a PUC-SP, por meio do núcleo, presta à comunidade católica e à sociedade da cidade de São Paulo. Ele procura apresentar o diálogo entre fé e cultura a partir da beleza da vida, da discussão sobre aquilo que dá sentido e gosto à nossa vida", explica o coordenador do Núcleo Fé e Cultura, Francisco Borba Ribeiro Neto.
Segundo ele, o suplemento busca também explorar fatos e aspectos da experiência religiosa contemporânea pouco conhecidos. "Por exemplo, quem sabe que Jake Kerouac, precursor do que seria o movimento hippie norte-americano, designava sua posição com a palavra “beat”, normalmente entendida por nós como “batida” (do ritmo musical), para indicar seu desejo de se tornar “beato”, isto é, santo? Quantos de nós assistimos “A árvore da vida” de Terrence Malick, considerado pela crítica especializada um dos melhores filmes realizados no século XXI, que tem por trás uma reflexão filosófica tipicamente cristã? O que faz de Edith Stein, a santa católica de origem judia, morta num campo de concentração nazista, uma filósofa cativante?", questiona.
O Caderno tem ainda um significado político no momento atual. Quando a polarização ideológica está carregada por discussões de caráter cultural e comportamental, que frequentemente distorcem a mensagem cristã, para a construção de uma vida social mais harmônica, torna-se fundamental mostrar a possibilidade de uma mentalidade religiosa aberta ao outro, onde o amor não seja um chavão ou um devocionismo, mas um critério para entender a cultura e se viver melhor.
Acesse: https://osaopaulo.org.br/fe-cultura/.