Recepção aos estudantes: Pró-CRC debate o “Bicentenário da Independência na PUC-SP"

Ações da recepção aos alunos que ingressaram via vestibular de inverno de 2022, trouxeram como tema de referência os 200 anos da Independência do Brasil

por Redação | 30/09/2022

Por: prof. Pedro Aguerre, Assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP

Como não poderia deixar de ser, as ações da Recepção do vestibular de inverno de 2022, trouxeram como tema de referência o Bicentenário da Independência do Brasil. Trata-se de um tema de grande oportunidade e relevância. Por um lado, é inequívoco que o fato histórico da Independência do Brasil, em 1822, encerra o período colonial e marca a autonomia jurídico/política do País perante a colonização portuguesa. Mas é igualmente verdade que o bicentenário nos interroga e pede um balanço de nossa história. De fato, as encruzilhadas políticas, econômicas e socioambientais no mundo e no País, refletidas internamente, entre outras dimensões, pelo aumento da pobreza, do desemprego, do desalento, do brutal retorno ao Mapa da Fome e da escalada de destruição do meio-ambiente, obrigam à reflexão e indagam sobre independências ainda a conquistar.  

Com o título geral de "Bicentenário da Independência do Brasil: soberania, democracia e decolonialidade”, foram programados eventos para discutir os 200 anos da independência do Brasil do ponto de vista da democracia, da soberania, dos valores republicanos, da cidadania e da decolonialidade. A independência formal/jurídica e a permanência das opressões neocoloniais de raça, gênero e classe precisam estar em debate, e a universidade tem papel importante nessa problematização e na construção de respostas a tais contradições.  

Vamos relembrar como foram os eventos? 

Quarta-feira • 03/08/2022 (das18 a 20hs, no auditório 333)

Aula Magna: PUC-SP e o Bicentenário da Independência do Brasil: soberania, democracia e decolonialidade
Palestrantes: Isadora Brandão Araújo da Silva (Defensora pública e doutoranda em Direitos Humanos pela USP) e Pedro Estevam Alves Pinto Serrano (Doutor em Direito do Estado e professor da PUC-SP).

Acesse a aula pelo link: www.youtube.com/watch?v=gVzbgi2yPDY&t=2s

 

Quarta-feira • 17/08 (18h às 21h, Tucarena)

Aula aberta: “Bicentenário da Independência do Brasil e independências a conquistar"
Palestrantes: Edson Kayapó (ativista do movimento indígena), Padre Júlio Lancelotti (Pastoral dos direitos das pessoas em situação de rua), Juliana Souza (advogada e presidente do Instituto Desvelando Oris), Ruth Manus (advogada e professora universitária), Suely Rolnik (filósofa e escritora) e Carlos Lima Júnior  (professor da especialização em Museologia da PUC-SP e da UNICAMP), com moderação do Professor Alberto Schneider (departamento de História da PUC-SP).  

Assista por esse link: https://www.youtube.com/watch?v=OHdNz_kpuOA

 

Quinta-feira 31/08 (19 a 21h, no Tuca) 

Lançamento da Série “IndependênciaS”, produzida pela RTC – Rádio e Televisão Cultura 
Parceria PUC-SP e Fundação Padre Anchieta  
O terceiro evento acadêmico dentro dessa temática foi o pré-lançamento da minissérie IndependênciaS, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e escrita por Luís Alberto Abreu. A estreia ocorreu em parceria com a PUC-SP e a Fundação Padre Anchieta no Tuca. Produzida pela TV Cultura, se trata de uma obra que retrata o Bicentenário da Independência, o mesmo tema de nossa recepção. O Evento, que pode ser assistido no Link a a seguir, contou com uma mesa de apresentação crítica do tema e da importante Série, com a presença de Enéas Carlos Pereira, Vice- Presidente Executivo e Diretor de Programação da TV Cultura e do próprio escritor Luís Alberto Abreu, e teve a   participação especial de músicos da orquestra Brasil Jazz Sinfônica, homenageando o importante compositor Pixinguinha.  

Assista por esse link: https://www.youtube.com/watch?v=uPQf_TQZk6s

Fica o convite para a comunidade puquiana assistir aos três eventos e continuar discutindo esse importante tema em futuros eventos e produções acadêmicas! 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.