Observatório Magna Charta: evento com participação da PUC-SP

PUC-SP se tornou signatária da Magna Charta Universitatum em agosto de 2019

por Redação | 23/02/2021

Os assessores da Pró-Reitoria de Relações Comunitárias, Paula Peron e Alvaro de Azevedo Gonzaga participaram de webinar promovido pelo Observatório Magna Charta, neste dia 23/2. O tema abordado foi Access and Equity: what have we learnt from the pandemic and what should we be doing about it?

O evento contou com 95 participantes, de diversos países, entre os quais o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; N.V.Varghese, vice-reitor do Instituto Nacional de Planeamento e Administração Educacional de Nova Déli, Índia, Narend Baijnath, membro do Conselho de Administração do MCO e Presidente do Conselho de Governadores da Comunidade de Aprendizagem da África do Sul; Graeme Atherton, fundador da Rede Nacional de Oportunidades de Educação no Reino Unido e Julian Ledesma, Diretor Executivo dos Centros de Equidade e Excelência Educacional da universidade da Califórnia (USA). A pandemia da Covid-19 foi um dos temas do evento.

A apresentação inicial foi feita pela Universidade de Berkeley que abordou as dificuldades de equidade no acesso à universidade impostas pela pandemia, frisando que nos países pesquisados 80% destes casos se deram pela descontinuidade nos processos de acesso à universidade, sendo 75% pelo cancelamento nos exames de ingresso. Outros dados apresentados ainda revelaram que 60% dos países pesquisados conseguiram alguma forma de oferecer auxílio financeiro para os alunos de baixa renda, na maioria como concessões ou redução nas mensalidades. Dos 21 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), apenas dois não deram nenhum tipo de suporte financeiro ou suplementar.

O estudo mostrou ainda que, em 80% dos países, os cursos migraram para a modalidade online, mas não há dados sobre o impacto disto entre os estudantes de baixa renda. Além disso a Universidade de Berkley observou que os abismos sociais e as diferenças ficaram exacerbadas, uma vez que os grupos marginalizados precisam garantir necessidades básicas (como alimentação e moradia), o que tem causado também uma elevação no stress emocional desta população. Além disso, segundo a mesma universidade, as taxas de envolvimento também caíram e o desengajamento no aprender é profundo. Nos grupos regulares a queda foi de 4%, mas nos de baixa renda e minorias, caiu na ordem de 10,7%.

Segundo apresentado no evento, a universidade respondeu para melhorar este cenário mobilizando ajudas emergenciais, estabelecendo acesso virtual aos serviços, conectando os estudantes com recursos as tecnologias necessárias e trabalhando com as faculdades e politicas apontadas e direcionadas para os estudantes.

Os participantes observaram que, em um futuro próximo, as implicações da pandemia poderão resultar em aspectos como uma grande apreciação e a valorização das atividades presenciais; aumento na demanda por universidades que façam um bom mix de atividades presenciais e virtuais; maior necessidade de expansão e inclusão nos programas de auxílio financeiro; maior capacidade de compreensão das universidades com a crises dos estudantes; urgência em direcionar e abraçar as desigualdades que já existiam antes da pandemia; e audácia na criação intelectual de novas lideranças.

O webinar foi gravado e em breve estará disponível em nosso site, juntamente com o folder de apresentação dos participantes. A edição atual e as anteriores poderão ser encontradas aqui.

Princípios fundamentais para as universidades

A PUC-SP se tornou signatária da Magna Charta Universitatum em agosto de 2020. O documento redigido em 1988 é uma referência para os valores e princípios fundamentais das Universidades. Clique aqui para saber mais.