Pós em Direito: forte inserção acadêmica e no mundo jurídico

Inscrições estão abertas para Mestrado e Doutorado

por Thaís Polato | 30/10/2023
Acervo ACI

Reconhecido no Brasil e no exterior, o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-SP foi criado há cinquenta anos e, desde então, tem se consolidado com forte inserção na Academia e também no mundo jurídico. Com nota 5 na Avaliação da Capes, o Pós está com inscrições abertas ( clique aqui para saber mais).

“Nossos cursos de Mestrado e Doutorado estão em contínua evolução, adequando-se às exigências, não só estabelecidas pelos Órgãos de Educação, mas respondendo às demandas da sociedade”, afirma a profa. Márcia Cristina de Souza Alvim (vice-coordenadora), que está à frente do Programa em conjunto com o prof. Robson Maia Lins (coordenador).

Um dos destaques da qualidade do Pós em Direito da PUC-SP é o corpo docente, que passa por criteriosos processos de credenciamento e de recredenciamento, visando à manutenção do elevado nível de ensino e pesquisa e, consequentemente, a excelência na formação dos discentes.

“O corpo docente, formado por Doutores, Livre-Docentes e alguns Pós-Doutores, com titulação obtida nas melhores IES nacionais e estrangeiras, busca constante aprimoramento e ampliação de suas experiências de ensino; a respectiva pesquisa é compatível e adequada a proposta do Programa. A qualidade dos docentes do Programa é reconhecida em âmbito nacional e internacional. Tal reconhecimento pode ser mensurado pela publicação de livros em homenagens a eles, palestras em congressos nacionais e internacionais, o fato de serem membros de corpo editorial de revistas no exterior, ministrarem cursos em universidades estrangeiras, dentre outras atividades”, ressalta a profa. Márcia.

Didática diversificada e inserção social

O ensino crítico e a interdisciplinaridade também são marcas do Pós em Direito da PUC-SP, o que tem possibilitado um rico intercâmbio entre as diversas áreas do conhecimento. Além disso, a continuada utilização de técnicas didáticas diferenciadas, como congressos, colóquios, seminários, painéis e simpósios, nacionais e internacionais, têm contribuído para formação do pós-graduando e para que ele direcione suas conclusões jurídicas e filosóficas fornecendo aprofundadas soluções aos problemas, jurídicos ou não, oriundos do desenvolvimento do país, participando efetivamente das mudanças socioeconômicas globais.

“O corpo discente da PUC-SP é peculiar dentro do Sistema ante à sua heterogeneidade de origem, albergando alunos vindos de todas as Regiões do país e que, após a obtenção de seus títulos, tornam-se docentes em Universidades em suas regiões de origem, funcionando como efetivos irradiadores da pesquisa realizada no Programa”, afirma a vice-coordenadora. Ela também ressalta a atuação dos estudantes nas questões ligadas à área de pós-graduação. “Corroborando o espírito de liderança nacional do Programa, ressalta-se a participação destacada de seu corpo discente e egressos no movimento nacional dos Pós-Graduandos, gerando grande impacto econômico, social e cultural no país”, afirma.

Ex-alunos contam sua experiência na PUC-SP

Luciana da Silva Paggiatto Camacho
Bolsista CNPq. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro da Equipe Editorial da Revista do Direito da PUC-SP – Direitos Democráticos & Estado Moderno. Doutoranda em Direito Processual Civil (PUC-SP) e Mestre em Direito Processual Civil pela mesma instituição - Bolsista CAPES. Pós-graduada com especialização em Direito Processual Civil. Atuação como Coordenadora de assuntos estratégicos, bem como do contencioso cível, trabalhista,  tributário, direito contratual, direito do consumidor, direito societário, incorporação imobiliária, bancário e telecomunicações. Professora do Centro Universitário Fundação Santo André e profa. convidada da Pós-Graduação da Faculdade de Direito de Franca.

“Não se trata somente sobre Educação... o que por si só é já é algo de suma importância! Se trata de pertencimento à espaços e oportunidades de transformação... de uma vida? Acredito que não, com certeza não! Para mim a Pontifícia Universidade Católica é espaço Sagrado, de excelência e de produção de alto conhecimento científico, mas o que a torna tão especial é sua perspectiva de transformação do mundo, pois foi exatamente assim na minha vida! A chance de transpor o impossível dos meus sonhos mais distantes, o acolhimento, a estrutura sempre voltada para o olhar social e a valorização da Educação como instrumento de transformação na minha vida, mas não limitada e ela! Hoje esses frutos são estendidos a uma nova vertente, uma outra comunidade acadêmica, a qual tenho muito orgulho de fazer parte e, ainda, da sociedade civil, pois permitir o acesso à Educação é semear novas sementes de transformação, é um sacerdócio! Tenho muito orgulho de ser PUCSP!”.

Bruno Girade Parise
Mestre e Doutorando em Processo Penal pela PUC-SP, com período de visiting researcher na Sapienza-Universitá de Roma.
Defensor público do Estado de São Paulo. Coordenador adjunto da pós graduação em ciências criminais da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

“Fazer o Mestrado (e agora o Doutorado) na PUC-SP foi de importância ímpar para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. A tríade em que o programa finca o pé – pesquisa, apresentação e escrita – deixa o aluno efetivamente pronto para o mundo acadêmico, sem jamais se descuidar de um ambiente amigável e colaborativo”.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Direito: clique aqui.