Pós em Filosofia oferece mobilidade programática e rigor no estudo de textos

Curso acaba de receber o conceito 6 na Capes e agora integra o grupo de "Programas de Excelência (PROEX)"

por Renata Nascimento | 10/10/2023
Divulgação

“Muitas portas se abriram no momento em que concluí o doutorado. Com o título de doutor, pude compor conselhos editoriais de revistas acadêmicas, participar de bancas de mestrado e doutorado, além de oferecer artigos para revistas acadêmicas de alto nível”, afirma Felipe Ramos, doutor em Filosofia pela PUC-SP.

Ele é um dos pesquisadores formados pelo curso, que acaba de receber o conceito 6 na Capes e agora integra o grupo de Programas de Excelência (PROEX). As inscirções estão abertas para os interessados no Mestrado e no Doutorado. Clique aqui e inscreva-se.

“Desde a sua criação, nosso programa se caracteriza pela forte integração institucional com outras áreas de ensino e pesquisa da PUC-SP e pelo expresso compromisso de formação de quadros para a atuação no ensino de Filosofia em instituições públicas e privadas, tanto no nível médio quanto em nível superior”, afirma o prof. Bruno Loureiro Conte, coordenador do curso, em conjunto com o prof. Marcelo Perine (vice-coordenador).

O curso de Filosofia da PUC-SP é centenário, mais antigo do que a própria universidade. Isso porque a PUC-SP foi criada em 1946, a partir da junção da Faculdade Paulista de Direito e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, que já existia desde 1908.

A grande área de concentração da Filosofia se divide atualmente em três linhas de pesquisa: “História da Filosofia”, “Teoria do Conhecimento” e “Filosofia das Ciências Humanas”. Segundo o prof. Bruno o curso as integra de maneira consistente, diferentemente de outras instituições. “A pluralidade das linhas de pesquisa, que acolhe estudos no campo da psicologia, psicanálise, teologia, ciência da religião e ciências sociais, entre outras, está fortemente ancorada na área de concentração Filosofia, entendida e praticada como exercício de um discurso coerente que visa refletir e compreender a realidade do ser humano em suas realizações históricas”, ressalta.

Carreira acadêmica e empresarial

De acordo com o prof. Bruno, realizar pós-graduação em Filosofia na PUC-SP pode proporcionar ascensão na carreira tanto para os que concluem o mestrado como para os que defendem o doutorado. "Aqueles que já estão em carreiras acadêmicas podem buscar postos mais elevados e para os que ainda pretendem entrar, significa a possiblidade de se candidatar a concursos em Instituições públicas ou privadas", afirma o coordenador.

O Pós-Graduação em Filosofia também pode ser interessante aos que não têm pretensões acadêmicas, pois o curso permite a busca a postos superiores nas empresas, pela maior qualificação profissional adquirida.

“Os alunos podem esperar a excelência do ensino e da qualidade da pesquisa, podem esperar uma capacitação adequada para o exercício do magistério e para o desenvolvimento de pesquisa na área de filosofia e nas áreas afins no campo das humanidades, particularmente pela participação nos numerosos grupos de pesquisa, muitos deles registrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq”, completa.

Muitas portas se abriram

O ex-aluno Felipe Ramos Musetti é graduado em Direito pela PUC-SP; graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); mestre e doutor em Filosofia pela PUC-SP. Atualmente, trabalha como editor da Editora Hedra.

Musetti conta que o curso de doutorado contribuiu muito para sua jornada profissional. “Ao longo dos anos de curso, aprimorei de modo significativo a minha técnica de leitura e fui ficando cada vez mais confortável no tratamento de textos de alto nível de complexidade. Além disso, apesar da pandemia, o curso me proporcionou o convívio com outros pesquisadores, com os quais pude desenvolver uma interlocução profícua. Algumas dessas interlocuções trouxeram ideias interessantes que, posteriormente, se desenvolveram em projetos editoriais”.

Ele também acrescenta que escolheu se especializar em Filosofia pela PUC-SP por admirar o trabalho feito pelo corpo docente. “No doutorado na PUC-SP, pude desenvolver o meu tema de pesquisa com muita liberdade, algo que valorizo. Ao mesmo tempo, sempre pude contar com o auxílio dos professores e colegas para as questões mais espinhosas. Eu sigo recomendando o curso para amigos e colegas. O corpo docente é muito qualificado e as pesquisas desenvolvidas no Departamento de Filosofia são de alto nível de excelência. Vale ressaltar que muitos dos professores que ministram os cursos de Filosofia na Universidade têm projeção nacional e internacional. Tornaram-se referências consagradas em suas respectivas áreas de estudo”, complementa.

Amadurecer como pesquisadora

A ex-aluna Talyta Cristina de Carvalho é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciência da Religião e doutora em Filosofia pela PUC-SP. Atualmente, atua como professora de Filosofia no Ensino Médio.

Talyta afirma que o Programa foi extremamente relevante para sua trajetória acadêmica, não só por se enquadrar em uma área de interesse crescente, mas também por ter proporcionado a chance de amadurecer como pesquisadora. “Eu sempre quis percorrer um caminho de pesquisa e ensino e, neste sentido, o doutorado foi fundamental por me proporcionar recursos para me desenvolver nesta trajetória. Além, claro, de ter tido a oportunidade, através do curso, de conhecer outros pesquisadores com quem pude testar hipóteses, debater questões e receber sugestões valiosas”, finaliza a pesquisadora.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Filosofia: clique aqui.