Pós-Graduação pesquisa educação nas perspectivas histórica e crítica

Programa de Educação: História, Política, Sociedade está com inscrições abertas

por Renata Nascimento | 09/10/2023
Divulgação

“Recomendaria, sem dúvida, a quem gosta de pensar a educação de um ponto de vista crítico e emancipatório, visando a construir uma educação mais democrática e diversa. Cada indivíduo é também um mundo e acessar esse mundo do outro é um desafio constante e necessário.” – Nicolas Brandão, doutorando

Desenvolver estudos e pesquisas avançadas relativos à educação, com ênfase na educação brasileira, e preparar profissionais da educação para as atividades próprias da investigação científica. Estes são os principais objetivos do Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da PUC-SP.

Credenciado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), o Programa está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado. Clique aqui e inscreva-se.

São oferecidas duas grandes áreas de concentração: “Educação e Ciências Sociais” e “História da Educação”. Elas se desdobram em quatro linhas de pesquisa: “Processos de Escolarização, Desigualdades Sociais e Diversidade”, “Teoria Crítica da Sociedade e Formação - Função Social da Educação e da Escola”, “Instituição Escolar: Organização, Práticas Pedagógicas e Formação de Educadores” e “Educação Brasileira: Produção, Circulação e Apropriação Cultural”.

“Nosso objetivo é fornecer ao estudante um conjunto de informações voltadas para a pesquisa educacional”, afirma a profa. Leda Maria de Oliveira Rodrigues, coordenadora do Pós em conjunto com o prof. Carlos Antonio Giovinazzo Junior (vice-coordenador).

Consciência crítica para todas as idades

A coordenadora afirma também que o curso aprofunda questões da sociedade, como o capitalismo no Brasil, as desigualdades sociais e as classes oprimidas. “Não sonegamos conhecimentos, somos explícitos quando tratamos das características da sociedade capitalista e da luta de classes presente nela. Entendemos que o papel da educação é esclarecer essa desigualdade para crianças e jovens, respeitando a faixa etária de cada grupo, mas de modo a irem formando a consciência de quem somos nós, nesta sociedade, em cada classe social e em cada grupo”, afirma a profa. Leda.

“Não à toa o nome do nosso Programa é Educação: História, Política, Sociedade. Significa que “sociedade” não é um apêndice, mas deriva dos outros aspectos que a compõe (educação, história e política) e que interferem na manutenção do grupo social e em sua transformação”, ressalta a coordenadora.

A docente destaca ainda a relevância do curso para a própria Universidade. “Colocamos o nome do programa e da PUC-SP em importantes frentes. Muitos de nossos egressos estão hoje trabalhando em instituições de ensino superior públicas e privadas. Além disso, muitos recém-doutores estão atualmente nas secretarias do Ministério da Educação. Toda essa contribuição é fruto das disciplinas e pesquisas desenvolvidas. Podemos dizer que essa atuação trata do impacto social do nosso trabalho, como professores e profissionais em políticas públicas da educação”, ressalta Leda.

A experiência dos alunos

Nicolas Brandão, jornalista, pós-graduado em Ciência Política e doutorando do EHPS, afirma que escolheu o Programa da PUC-SP porque sempre se interessou por filosofia e ciência política, mas percebeu que a área da Educação conectava todos os seus interesses.

“Gosto de explorar a dimensão interna dos indivíduos na sua relação com o meio social. O processo educacional, considerando-o desde a família até as instituições sociais formadoras, tem um papel preponderante nesse processo. Como o EHPS é um curso que aborda a educação de uma perspectiva crítica, essa formação contribuiu e segue contribuindo para que eu possa melhor compreender os processos subjacentes à formulação do currículo escolar, a escolha e desenvolvimento de práticas pedagógicas, as abordagens teóricas acerca dos processos de ensino, entre outras tantas questões. Hoje me sinto cada vez mais apto a discutir e participar de processos educacionais, ao mesmo tempo em que percebo como é um tema vasto que exige constante atualização e reflexão crítica”, enfatiza.

“O curso superou minhas expectativas. Os professores e professoras são solícitos(as), ensinam a elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e tratam os alunos conforme suas especificidades, potencialidades e limitações. Sinto que cresci e sigo crescendo à medida que me aprofundo nos estudos com o auxílio de profissionais altamente gabaritados e engajados com a educação.”

Leonardo Bento, historiador pela UFRJ e mestrando do EHPS, afirma que o curso tem ajudado muito a desenvolver seu pensamento crítico.

“O curso tem me auxiliado muito para aprofundar meus conhecimentos na área de educação, história, política e sociedade. Para além disso, o Mestrado traz uma reflexão crítica e isso é muito importante, porque é algo que a gente traz não só para jornada profissional, como também para nossa vida. Acredito que o Mestrado também tem me possibilitado trocar ideias com outros profissionais em espaços que talvez eu não tivesse oportunidade sem estar no programa”, afirma o historiador.

“O curso está cumprindo com minhas expectativas, eu tenho realizado muitos sonhos a partir da entrada nesse Programa, e a possibilidade de estar trocando com meus pares sobre sistemas que nós estudamos. É muito satisfatório e gratificante o retorno que temos a partir do conhecimento que é compartilhado e construído.”

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS): clique aqui.