Pós em Língua Portuguesa aborda produção científica em contextos históricos e sociais

Curso está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado

por Renata Nascimento | 18/10/2023
Acervo ACI

Buscando promover a formação acadêmica, a prática científica de excelência, o respeito à diversidade e a promoção da igualdade e da justiça, o Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa (PPG-LPO) está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado.

Criado em 1974, o Programa nasceu com o objetivo de construir condições adequadas para ampliar o grau de capacitação e desenvolvimento de competências científicas pertinentes aos estudos de sua área de concentração.

Credenciado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), o PPG-LPO capacita os discentes em nível de mestrado acadêmico e de doutorado para atuar na pesquisa e docência no ensino fundamental, médio e superior. Além disso, também incentiva o estudante a dedicar-se à extensão de suas atividades de ensino e pesquisa no contexto nacional e internacional para contribuir com o desenvolvimento científico, cultural, econômico e social do país e da humanidade.

 

Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa do Programa concentram-se no desenvolvimento de estudos sobre o Português escrito e falado no mundo, por meio de pesquisas desenvolvidas em três linhas específicas: História e Descrição da Língua Portuguesa; Texto e discurso nas modalidades oral e escrita; Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa.

“O Programa possui um corpo docente experiente e altamente qualificado. A maioria dos professores possui pós-doutorado no exterior e em renomadas universidades brasileiras. O acúmulo de conhecimentos é partilhado nos diversos grupos de pesquisa que os professores coordenam e, desse modo, formam comunidades de especialistas que, por atuarem nas diversas redes de ensino, promovem a divulgação competente dos modernos estudos sobre a língua e formas de ensino”, afirma o prof. Luiz Antônio Ferreira em conjunto com o prof. João Hilton Sayeg de Siqueira (vice coordenador).

O docente destaca ainda que os alunos podem esperar dedicação extrema do corpo docente e formação de qualidade. “Podem também, por meio do convívio nos grupos de pesquisa, formarem grupos de pesquisadores sérios e competentes que, por continuarem pesquisando mesmo após a titulação, encontram apoio solidário para o bom exercício de sua profissão”, completa.

 

Filho da PUC desde 1992

Elioenai dos Santos Piovezan é jornalista, mestre e doutor pelo Pós em Língua Portuguesa da PUC-SP. Ele afirma que a experiência no Programa foi gratificante e o fez amadurecer em relação ao seu papel de professor-pesquisador.

“A Pós-Graduação contribuiu para a ampliação de meus conhecimentos de linguagens, propiciou um mergulho em diferentes campos teóricos, como a Retórica, a Análise do Discurso, a Linguística Textual, a Historiografia, a Teoria da Enunciação, entre outros. Esses mergulhos permitiram vários retornos até a superfície por meio de produções de artigos, capítulos de livro, comunicações e palestras, para divulgar os resultados das pesquisas”.

O ex-aluno atuou como jornalista por quase duas décadas, no entanto, com a opção para Magistério sentiu necessidade de aprofundar ainda mais o conhecimento.

“Lembro-me como se fosse hoje quando cheguei à PUC-SP, com alguns exemplares do jornal mural que produzia junto com meus alunos do Ensino Médio, e conheci o professor Luiz Antonio Ferreira que disse: “Bem, você me mostrou o produto, agora nós vamos conhecer o processo”. Daí em diante, dediquei-me diuturnamente para compreender o que é ser autor e o quanto a Retórica aristotélica e novas retóricas têm a nos ensinar”, completa.

 

Bolsista pela Capes

A ex-aluna Márcia Pituba é advogada, mestra e doutora pelo Pós em Língua Portuguesa da PUC-SP. Ela afirma que o interesse pelas letras sempre existiu em sua vida e, após um período longe do mercado de trabalho, optou pela carreira acadêmica.

“Fazer parte da academia abre portas. A gente começa no mestrado e amplia para um doutorado, e para a Capes você só começa a ser um pesquisador depois que faz doutorado. Recomendo o Programa com certeza. O curso possui docentes de excelência, eu tive a oportunidade de ser orientada por professores que foram referência no Brasil na área da Língua Portuguesa, então eu estudei com as lendas, com a nata pensante do país. Além disso, me senti muito acolhida pelos professores e pesquisadores do Programa”, completa Márcia que foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

 


Inscreva-se

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa: clique aqui.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.