Pós em História aborda a dinâmica das relações sociais, culturais e históricas da humanidade

Inscrições para Mestrado e Doutorado estão abertas

por Renata Nascimento | 18/10/2023
Acervo ACI

Desenvolver e incentivar um trabalho interdisciplinar que contribua para a recuperação e a preservação da memória histórica. Criar instrumentos através de projetos de pesquisa que possam avaliar a sociedade criticamente. Fornecer condições para o aprimoramento e capacitação científica no campo da História, tendo em vista a preparação de pesquisadores e professores. Esses são os pilares centrais do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP.

O curso tem como eixo temático a abordagem História e Cultura, buscando atentar para a complexidade presente nessa relação e seus desafios de investigação. O Programa está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado. Clique aqui e inscreva-se.

Suas linhas de pesquisa estão voltadas para três frentes: "Cultura e Cidade"; "Cultura e Representação"; "Cultura e Trabalho". O Programa contempla um campo de pesquisa que foca nos processos de transformação das sociedades e nas dinâmicas das relações sociais históricas, constituindo um amplo campo de indagações referente aos sujeitos coletivos e aos processos históricos nos quais estão introduzidos.

Leque de oportunidades de trabalho

“O mestrado e o doutorado em História da PUC-SP são reconhecidos como uma formação de excelência acadêmica. Nosso programa é nota 5 na avaliação da Capes (a nota máxima é 7) e formamos profissionais respeitados não somente no Brasil como também no exterior”, afirma o prof. Amilcar Torrão Filho, coordenador do Programa em conjunto com prof. Alberto Luiz Schneider.

Segundo o docente, a pós-graduação abre um leque imenso de oportunidades acadêmicas e profissionais no ensino superior, nas instituições de cultura e museus, além de qualificar diversos professores da rede pública e privada de ensino fundamental e médio.

“Recebemos candidatos formados por outras universidades, inclusive públicas, e de outros estados, o que torna a nossa pós-graduação diversa, heterogênea e aberta a múltiplas abordagens. Nossos professores estão integrados em redes internacionais, o que qualifica e atualiza a formação de nossos alunos. O mestre ou doutor em História formado pela PUC-SP tem a certeza de que sua formação será reconhecida como uma das mais importantes do país”, ressalta o prof. Amilcar.

O coordenador destaca ainda que as pesquisas desenvolvidas no Programa são diversas e não estão centradas na história do Brasil, mas têm um compromisso em contribuir eticamente com a sociedade brasileira, formando pesquisadores e professores comprometidos com a educação e cultura do nosso país. “Em primeiro lugar, a sociedade brasileira recebe, ao final de sua defesa de mestrado ou doutorado, um profissional altamente qualificado, bem formado e atualizado. Em segundo lugar, esse profissional recebe uma formação ética que caracteriza e diferencia o ensino ministrado pela PUC-SP em todos os níveis”, finaliza o docente.

Acolhimento e troca de experiências

A ex-aluna Kênia Souza Rios é professora de história na Universidade Federal do Ceará, mestra e doutora pelo Pós em História da PUC-SP. Ela afirma que o curso foi fundamental na sua trajetória intelectual e acadêmica. “O Programa oferece uma acolhida importante para os alunos vindos de outros estados do Brasil e da América do Sul. Além de estudarmos e de debatermos com professores excelentes, também contamos com a troca de experiências que os estudantes de diversos locais trazem. Isso faz com que os textos, os debates, as palestras fiquem mais interessantes e fazem a gente entender ainda melhor o que é ser um profissional de história”, completa.

“Historicamente e academicamente a PUC-SP possui um lugar de destaque no Brasil. Os professores da pós-graduação são referências nacionais, então fazer o Programa tem esse significado maior. Hoje como professora de um programa de pós-graduação em História consigo ver sem dúvida nenhuma que a PUC-SP serve de inspiração modelo para a forma como eu conduzo minhas aulas e dialogo com os estudantes”, finaliza Kênia.

Base historiográfica sólida e atualizada

A ex-aluna Bianca Melzi Lucchesi é professora, historiadora, mestra e doutora pelo Pós em História na PUC-SP. Ela conta que deu início a sua trajetória em pesquisas realizando a Iniciação Científica sobre sanitarismo e marginalização social na cidade de São Paulo.

“A graduação foi uma ótima base para a historiadora e professora que me tornei, mas foi na pós que, através das aulas direcionadas ao viés temático e cronológico da minha pesquisa, pude me encontrar em campos mais específicos. Hoje atuo na área de História Urbana e Ambiental e reconheço que esta especialidade não é apenas fruto da pesquisa de forma isolada, mas do caminho que percorri nos Seminários Temáticos, Congressos e outros eventos enquanto estudante do Programa de Estudos Pós-Graduados em História.

Ter um Programa de Pós com enfoque na História Social e grande diversidade nas disciplinas ofertadas foi essencial para a continuidade do meu percurso acadêmico. Os cursos me proporcionaram uma base historiográfica sólida e atualizada através das disciplinas básicas, como História e Cultura, Cultura e Representação, Cultura e Cidade, entre outras”, fomenta Bianca.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em História: clique aqui.