Pós em Literatura e Crítica Literária une pesquisa acadêmica e impacto social

Programa tem vagas para mestrado e doutorado

por Thaís Polato | 18/10/2023
Acervo ACI

Tradição em pesquisa acadêmica, professores qualificados, produção acadêmica com impacto social e ambiente universitário acolhedor são algumas das razões que levaram pesquisadores a escolher o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária.

O processo seletivo para interessados em cursar Mestrado e Doutorado está aberto, clique aqui para saber mais. Conheça também algumas das pesquisas já defendidas neste ano de 2023, clicando aqui neste link.

O Programa possui três linhas de pesquisa: “Poéticas Literárias: oralidade, escrita e manifestações tecnológicas”, “Crítica Literária: tradição e novas perspectivas estético-culturais” e “Literatura: estudos comparados e historiografia”.

“Cada uma delas tem sido explorada em duas grandes vertentes”, afirma o prof. Fábio Roberto Lucas, que coordena o Programa em conjunto com a profa. Vera Bastazin (vice-coordenadora).

Diálogo, produção e crítica

“Uma delas é o diálogo forte entre literatura e educação, pois muitos de nossos discentes são professores de literatura. A formação do leitor literário, a literatura em sala de aula, e especialmente a recepção e a performance da experiência literária em espaços escolares têm recebido muito a nossa atenção”, ressalta o prof.

O coordenador afirma que a outra grande vertente é a da produção e da crítica literária. “Entre nossos discentes também há escritores, artistas, tradutores, editores, enfim, agentes das mais variadas práticas culturais. Então, também abordamos o processo da escrita e da interpretação crítica do texto, o diálogo entre literatura e outras artes, toda a experiência de leitura do objeto livro, do design às imagens, e nas mais variadas mídias”, afirma o prof. Fábio.

Clique aqui para conhecer um dos projetos do Programa, realizado neste contexto sob a coordenação da profa. Maria Rosa Duarte e a participação de diversos pesquisadores.

Neste link, também é possível saber mais sobre os Grupos de Pesquisa do Pós em Literatura e Crítica Literária.

Impacto Social

“Importante ressaltar que todas essas vertentes e linhas de pesquisa do nosso Programa têm sido articuladas em projetos de pesquisa com impacto social, mediante as demandas das ODS – ONU”, afirma o coordenador. A plataforma Ciência Aberta é uma das formas de conseguir o impacto que o Programa almeja. “Procuramos ampliar nosso alcance, enriquecendo o diálogo com agentes dos territórios escolares e culturais com os quais interagimos por meio dos discentes e projetos dos professores”, destaca o prof. Fábio.

Clique aqui e leia uma notícia completa sobre a Plataforma Ciência Aberta.

Pelo youtube, também é possível acompanhar a produção do Pós em Literatura e Crítica Literária. Clique aqui.

Ex-alunos contam sua experiência na PUC-SP

Nayá Fernandes
É jornalista, educadora e escritora. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, tem contos e poemas publicados em coletâneas e antologias, como os livros do Prêmio Off Flip 2022 e 2023. É também graduada em Filosofia e Teologia pela PUC-SP.

“Concluir o mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP foi uma conquista pessoal e profissional histórica. Ao aprofundar um determinado tema literário com o auxílio de um corpo docente que se dedica seriamente à pesquisa, pude experimentar, como disse Antônio Cândido, que todos têm direito à literatura. Sem dúvida o programa me proporcionou muito mais que um diploma, mas a oportunidade de me tornar uma pesquisadora seja na academia, seja no cotidiano da vida”.

Ricardo Tiezzi
Escritor e professor. É criador da série Santo Maldito, do canal Star+, além de três longas metragens e de diversas produções para TV. Tiezzi também é autor do livro de crônicas O Primo de Deus, do romance policial O Sorriso da Morte e do romance recém lançado Objetos na Penumbra. É mestre em Cinema, Filosofia e Religião da PUC-SP, com dissertação sobre a narrativa arquetípica no filme Anticristo, de Lars von Trier, e doutorando em Literatura e Crítica Literária.

“A pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP é um ambiente de liberdade para pesquisa, de estímulo para mergulhar no conhecimento, com uma integração forte entre os alunos e os professores. Já no primeiro ano me abriu amplas janelas e percepções. Como professor, minhas aulas se aprimoraram. Como escritor e roteirista, o amor pela literatura compartilhado no curso é um estímulo vital”.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária: clique aqui.