Pós-graduação aborda comunicação humana e saúde

Programa da PUC-SP se estrutura a partir de três linhas de pesquisa: “Audiologia e Ações em Saúde”, “Linguagem, Corpo e Psiquismo” e “Voz e Comunicação Saúde e Arte”

por Thaís Polato | 18/10/2023
Acervo pessoal

A comunicação humana é objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento e envolve fatores biológicos, linguísticos, psíquicos e sociais. Na Pós-Graduação da PUC-SP, ela é abordada na perspectiva da saúde – em suas expressões típicas e patológicas – e também das diferentes práticas envolvidas nas experiências humanas de comunicação: promoção/manutenção/reabilitação, educacionais, artísticas, empresariais e governamentais.

“A Fonoaudiologia é um campo de conhecimento cuja vocação é o diálogo multidisciplinar, embora tenha contorno singular. Seu escopo ampliou-se para além das intervenções clínicas, de maneira a referenciar, teórica e metodologicamente, a atuação profissional e a produção científica nas interfaces com outros campos de estudo da Comunicação Humana. Tal processo de ampliação tem possibilitado, inclusive, a construção de novos objetos de investigação científica”, afirma a profa. Claudia Cunha, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde, em conjunto com a profa. Marta Assumpção de Andrada e Silva (vice-coordenadora).

Com avaliação 4 na Coordenadoria de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), o curso está com inscrições abertas para mestrado e doutorado. Clique aqui para saber mais.

A maneira como o Programa está estruturado permite a produção de conhecimento de fonoaudiólogos e outros profissionais da área como psicólogos, médicos, educadores, comunicólogos, fisioterapeutas, cantores, professores de canto, radialistas e jornalistas.

Os espaços de atuação profissional também são amplos e incluem hospitais, consultórios, escolas, creches, empresas, equipamentos de saúde pública, meios de comunicação e atividades artísticas para televisão, rádio, teatro, cinema e canto, entre outras.

Integração profissional, de pesquisa e inserção social

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde se estrutura a partir de três linhas de pesquisa: “Audiologia e Ações em Saúde”, “Linguagem, Corpo e Psiquismo” e “Voz e Comunicação Saúde e Arte”.

Cada uma delas reúne pesquisadores de diferentes níveis, desde iniciação científica até pós-doutorado, favorecendo a formação e a integração de profissionais, pesquisadores e campos temáticos. A organização e o desenvolvimento de atividades acadêmicas e de práticas de inserção social, com integração de docentes e discentes de diversas instâncias, também merece destaque.

Políticas públicas e novas tecnologias

A produção de conhecimento em ações nas políticas públicas e a adesão a novas tecnologias é possível por meio dos laboratórios, e em especial da Divisão de Ensino e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic).

A unidade é credenciada como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) para deficiência auditiva e intelectual e faz parte da Rede da Secretaria Municipal da Saúde (SUS). Isso tem viabilizado pesquisas que impactam na geração de procedimentos e protocolos baseados em evidência e também tem favorecido a disseminação de conhecimento para a rede municipal.

O Pós em Comunicação Humana e Saúde da PUC-SP está inserido na área 21 (Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), da grande área da Saúde na Capes. Isso representa que segue exigências rigorosas nas políticas de publicação e tem respondido a elas, incluindo a busca por publicações em periódicos internacionais.

Ex-alunos contam sua experiência na PUC-SP

Ana Carolina Ghirardi
Fonoaudióloga (UNIFESP). Especialização em voz, Mestre e Doutora em Comunicação Humana e Saúde (PUC-SP). Professora do Departamento de Fonoaudiologia e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Laboratório de Acústica, Biomecânica e Fisiopatologia da Voz (UFSC)

Fazer o Mestrado e o Doutorado em Comunicação Humana e Saúde foi fundamental para a minha carreira. Senti que o doutorado me preparou muito bem para o concurso para docente do ensino superior e me incentivou a seguir a carreira docente e em pesquisa. A pós-graduação também foi um momento em que pude conviver com colegas fonoaudiólogos e de outras áreas que agregaram muito à minha formação. Ganhei muitos amigos. Finalizei esse período uma profissional e pesquisadora muito mais crítica e consciente da importância da produção de conhecimento para o avanço da nossa área".

Diego Ormundo
Fonoaudiólogo, com Especialização em Audiologia (Universidade de Salamanca, Espanha) e Mestrado em Fonoaudiologia (PUC-SP)

“O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da PUC-SP conta com laboratórios de primeiro mundo, o que possibilita aos discentes o desenvolvimento de pesquisas internacionalmente competitivas. Durante meu mestrado, tive a oportunidade de transitar entre os laboratórios de Audiologia do Centro Audição na Criança (CeAC), o que resultou no meu desenvolvimento técnico-científico e na publicação de artigos científicos em periódicos internacionais de alto impacto, colocando-me em contato com grandes pesquisadores da minha aérea”.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde: clique aqui.